Economia
07h25 23 Março 2021
Atualizada em 24/03/2021 às 12h43

Expectativa por Selic de 5% em 2021 amplia incertezas para retomada do crescimento

Boletim Focus indica que mercado espera que taxa básica de juros chegue a 6% ao final de 2022.
Por Jonatas Torresan
Freepik
Essa foi a primeira elevação da Selic desde 2015

O Boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, indica que o mercado financeiro tem a expectativa de uma taxa básica de juros -- a Selic --  de 5% ao final de 2021 e de 6% em dezembro do ano que vem. O Copom (Comitê de Política Monetária do BC) apontou para o início de um ciclo de altas na última reunião, quando subiu a taxa básica para 2,75% ao ano. Essa foi a primeira elevação da Selic desde 2015.

Para Leonardo Trevisan, economista e professor da ESPM SP, o movimento do Banco Central deve ampliar as incertezas do mercado a respeito da recuperação econômica do Brasil. “Se a Selic chegar a 5% no final do ano, como o mercado espera, isso significará um aumento de mais de 100% da taxa em 2021", diz.  "A principal consequência disso será o aumento das incertezas econômicas, já que a economia não terá uma direção definida - o avanço da vacinação ao longo do ano amplia as expectativas pela recuperação por parte dos agentes econômicos, mas esse cenário é esfriado pela alta das taxas de juros.”

De acordo com o economista, a expectativa do Copom é que a elevação dos juros contenha o ciclo de alta do dólar. “Dólar em escalada significa pressão inflacionária, uma vez que muitos insumos são importados e têm o preço definido pela moeda americana. Com juros mais altos, mais dólares podem entrar no Brasil, atraídos pela melhor remuneração proporcionada pela Selic. É uma aposta, cujos resultados ficarão mais claros nos próximos meses”, afirma.

VEJA TAMBÉM