Economia
11h20 03 Agosto 2026
Atualizada em 03/08/2026 às 11h20

Petrobras descobre mais poço de gás na margem equatorial da Colômbia

Por Redação TV KZ

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (3) a descoberta de um poço de gás em uma área de grande potencial em águas profundas na Colômbia. A concentração de gás foi identificada no poço exploratório Sandia-1, situado no bloco GUA-OFF-0, na Bacia de Guajira.

O poço Sandia-1 localiza-se a 42 quilômetros da costa e a uma profundidade de 1.251 metros. Ele está a 70,7 km da cidade de Santa Marta. A perfuração começou em 12 de junho e atingiu a profundidade final na última quarta-feira (29).

Exploração em consórcio

A Petrobras realiza a exploração e produção de petróleo e gás na Colômbia através de sua subsidiária Petrobras International Braspetro B.V – Sucursal Colômbia (PIB-COL), em consórcio com a estatal colombiana Ecopetrol. Na parceria, a Ecopetrol detém 55,56% do consórcio, enquanto a Petrobras possui 44,44%, sendo a operadora da exploração no bloco.

De acordo com a companhia, esta nova descoberta “reforça o potencial de gás no offshore colombiano, agregando volumes que contribuirão para a segurança energética da região”. A Petrobras está avaliando detalhadamente o gás encontrado através de perfis de poço e análises laboratoriais.

A atuação no litoral colombiano está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, que busca aumentar suas reservas de petróleo e gás por meio da exploração de novas fronteiras e parcerias, atendendo à demanda global de energia durante a transição energética.

Campo com alto potencial

A Bacia de Guajira é parte da margem equatorial, onde a Petrobras já havia descoberto reservatórios próximos, como o Sirius-1, a 18 km de distância e o Copoazu-1, a 9 km. A estatal havia informado anteriormente que a região contém o maior reservatório de gás natural da história da Colômbia, com o objetivo de atender à demanda local.

Atuação em outras regiões

Além da Colômbia, a Petrobras atua em outros países, incluindo operações na Namíbia, São Tomé e Príncipe e África do Sul. Nas Américas, a empresa está presente na Bolívia, Argentina e Estados Unidos. Recentemente, obteve licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para exploração de petróleo na margem equatorial do Brasil, considerada um novo pré-sal, embora essa atividade suscite preocupações ambientais.

VEJA TAMBÉM