Brasil
05h49 24 Julho 2021
Atualizada em 26/07/2021 às 10h55

Nova onda de frio poderá ser a maior do século no Brasil

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Você Repórter - TV KZ
Geada registrada em Campos Altos/MG na terça-feira (20)

A nova massa de ar frio de origem polar de grande intensidade que vai invadir o Brasil na próxima semana tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o território nacional sob um cenário de clima propício a eventos de frio extremo, como informou a MetSul Meteorologia. 

Modelos numéricos analisados pela MetSul vem indicando que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente. 

Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira (26) com a maior proximidade do evento.
 
O ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça-feira (27) e quarta-feira (28), trazendo enorme queda da temperatura que deverá ser extremamente baixa na segunda metade da próxima semana. 

Nos locais mais extremos da região Sul, a sensação térmica pode chegar a -25°C, com alta probabilidade de neve, ainda segundo a MetSul. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), a intensa massa de ar frio, sendo a terceira deste inverno, deverá predominar sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da região Amazônica (caracterizando mais um episódio de Friagem). Mais para o final da próxima semana entre quinta (29) e sexta (30), a nova massa de ar polar deverá atingir Minas.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM