Coluna
20h48 31 Maio 2022

"De Campos Altos para o mundo", leia a coluna do Doutor André de Paiva Toledo

Por André de Paiva Toledo
Marcelo The Back - TV KZ
Imagem aérea de Campos Altos/MG

Ninguém está só no mundo. Os humanos são seres que, mesmo no âmbito mais estrito, nunca estão sozinhos. Quando do nascimento, já chegamos em família. Uma vez em sociedade, precisamos dela para viver. A vida comunitária nos abraça: moramos em uma vizinhança, fazemos amigos, instituímos novas famílias, dividimos as tarefas do trabalho. Mesmo que cada um tenha uma determinada função, é o trabalho colaborativo, a organização em equipe, que permite à espécie humana seguir em frente, há milhares de anos, mesmo enfrentando desafios de toda ordem.

Quando cada indivíduo sabe o que fazer, tem a responsabilidade de executar a tarefa e a realiza com precisão e competência, há um resultado de qualidade. Isso acontece no setor agrícola, no setor industrial e no setor de serviços, como é o caso, por exemplo, do nosso 1º Ofício de Notas de Campos Altos. Quando o serviço é prestado com conhecimento, segurança, legalidade e ética, os resultados são sentidos em muitas dimensões. São as partes de um negócio que ficam felizes de ter a sua vontade formalizada em conformidade com a Lei. É a comunidade que tem mais confiança nos agentes públicos, que, em equipe, passam certeza e seriedade. São os atores econômicos que confiam da potencialidade do local.

Contudo, para que este nível de excelência seja alcançado, é necessário dedicação, comprometimento e estudo. De Campos Altos, o queijo Araxá é mundialmente conhecido. O queijo Canastra, que se faz na nossa vizinha Medeiros, segue o mesmo caminho; assim como o queijo Cerrado de Santa Rosa da Serra. Todos queijos tratados como produtos refinados pela gastronomia internacional. Igualmente, o café do Cerrado de terras altas, produzido em Campos Altos, é sinônimo de excelência aqui e em muitos lugares do mundo. Nem o queijo nem o café são produzidos por uma única pessoa. Trata-se de uma rede sofisticada, da qual participam coordenadamente muitas pessoas, que transforma o esforço de cada integrante em um objeto final de precioso valor.

Depois de anos como tabelião do 1º Ofício de Notas de Campos Altos, percebo que o sucesso de Campos Altos se sustenta em dois pilares. Primeiro, a honestidade dos homens e mulheres campos-altenses, que levam a sério o seu trabalho, sempre dispostos a inovar e se aprimorar continuamente, dignificando sem cessar a sua vida. No Cartório, é impressionante a adaptação da nossa equipe aos rápidos desenvolvimentos tecnológicos, o que tem possibilitado, por exemplo, que alguém assine eletronicamente um documento, estando em outra cidade, outro estado ou mesmo do outro lado do Oceano Atlântico.

O segundo pilar é a ousadia de quem, valorizando as riquezas locais, decide ir além, arriscando-se em vista de um bem maior, que é o reconhecimento de Campos Altos como importante polo econômico e cultural do Brasil. Quando se sai em busca de parceiros, colaboradores, investidores etc., o benefício é coletivo. O mundo passa a conhecer Campos Altos que, por sua vez, transforma-se ao absorver o que há de bom no mundo. Por isso, tenho orgulho participar individualmente deste processo coletivo de desenvolvimento da nossa cidade.

André de Paiva Toledo é tabelião do 1º Ofício de Notas de Campos Altos desde 2007, doutor em Direito pela Universidade de Paris e professor universitário em Belo Horizonte.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM