Minas Gerais
13h30 07 Abril 2021
Atualizada em 07/04/2021 às 15h13

Onda Roxa: Minas decreta fim do toque de recolher, mas restringe retirada em balcão

Por *Priscila Pedroso - TV KZ

Após um acordo judicial realizado na última segunda-feira (5), o governo optou nesta quarta-feira (7) por decretar o fim do toque de recolher. A medida havia sido suspensa até esta quarta, no entanto, depois de um encontro virtual, o Comitê optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a Onda Roxa do plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas.

Para compensar o fim das restrições a norma que prevê medidas mais rígidas durante a Onda Roxa passa a proibir a retirada em balcão em todo o comércio não essencial, das 20h às 5h. Assim, estabelecimentos como bares e restaurantes só poderão funcionar em formato de delivery neste horário.

Supermercados e padarias, por outro lado, terão o horário de funcionamento ampliado até as 22h, para reduzir a circulação de pessoas no pico. 

Conforme o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, o objetivo das medidas é evitar aglomerações na porta dos estabelecimentos. Ele também ressaltou que a taxa de isolamento cresceu após a implantação da Onda Roxa no estado e que, apesar do aumento no número de óbitos, as restrições já se refletem em queda na incidência da Covid-19.

O governador Romeu Zema reitera que o Estado desaconselha qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia.

“Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, destacou.

 

*Com informações Agência Minas

VEJA TAMBÉM