Morte misteriosa de vários animais deixa produtor em desespero em Campos Altos

Morte misteriosa de vários animais deixa produtor em desespero em Campos Altos

Veterinária acredita que intoxicação alimentar é a possível causa das mortes dos bubalinos. Todo o rebanho corre risco.

Foto: Você Repórter / TV KZ
Morte misteriosa de vários animais deixa produtor em desespero em Campos Altos
Búfalas mortas na propriedade rural em Campos Altos.



Um produtor está desesperado depois de 17 búfalas morrerem em sua propriedade, próximo à comunidade de São Jerônimo dos Poções, município de Campos Altos. O fazendeiro disse que tem vacas e gado solteiro, entretanto, até o momento nenhum deles apresentou problemas.

As búfalas são leiteiras e têm como primeiro sintoma a diminuição na produção de leite, em seguida mostram dificuldades para se locomoverem e morrem. A matéria continua depois da publicidade.

De acordo com o produtor, dois veterinários estiveram na propriedade, mas até o momento as causas das mortes não foram desvendadas e o mistério continua. Na fazenda ainda há aproximadamente 60 animais da mesma espécie e as pessoas que trabalham no local temem pela saúde dos bubalinos que ainda restam e com o prejuízo que pode aumentar.

Segundo o laudo clínico, os animais apresentavam os seguintes sintomas: anorexia, ataxia, fraqueza, tremores, atonia ruminal, mioglobinúria e timpanismo. A matéria continua depois da publicidade.

A reportagem conversou com a veterinária, Maria Laura Carvalho Teixeira, que esteve na propriedade e chegou a verificar os animais. Maria Laura acredita que um suplemento chamado monensina pode ser a causa das mortes. A substância foi ingerida pelos bubalinos buscando a melhora da performance e aumento na produção leiteira.

Maria Laura ainda disse que o restante do rebanho pode ter o mesmo fim, porém afirmou que vai entrar em contato com o produtor e propor um tratamento na tentativa de salvar as búfalas. Um outro veterinário chegou a fazer a necropsia em um dos animais, no entanto, não conseguimos contato com ele.