Fortes chuvas acompanhadas de ventos provocaram ocorrências em diversas cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na tarde desse domingo (2). Os municípios de Araxá/MG, Pratinha/MG e Sacramento/MG registraram danos em imóveis, quedas de árvores e prejuízos em lavouras.
Em Araxá, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) foi acionado para diversas ocorrências entre o fim da tarde e o início da noite. No bairro Ana Antônia, parte da estrutura do telhado de um galpão foi arrancada pela força do vento, caindo sobre a calçada e atingindo parcialmente a via pública. A suspeita inicial de rompimento da rede elétrica foi descartada, e ninguém ficou ferido.
Minutos depois, uma árvore de aproximadamente seis metros caiu sobre a Rua Diomedes Gentil dos Santos, no bairro Barreirinho, obstruindo totalmente o trânsito e rompendo cabos de energia. Técnicos enviados pela Cemig estiveram no local para garantir a segurança, enquanto os bombeiros realizaram o corte e a remoção da árvore.
Conforme informações obtidas pela TV KZ, em Pratinha, na zona rural, a chuva foi acompanhada de granizo. Houve danos em lavouras de café, além de destelhamento de imóveis e quedas de árvores. Um galpão metálico teve parte da estrutura arrancada. A forte chuva atingiu as regiões da Camponesa e Máquina.
Já em Sacramento, as equipes do Corpo de Bombeiros atenderam a diversas ocorrências relacionadas ao fenômeno meteorológico adverso. Por volta das 14h40, chuvas intensas e ventos acima de 90 km/h provocaram destelhamentos, quedas de árvores e danos estruturais.
Uma árvore de grande porte chegou a cair sobre o portão da garagem de viaturas do próprio Pelotão dos bombeiros, bloqueando a saída dos veículos. Com o apoio da Prefeitura de Sacramento, o acesso foi liberado, e o atendimento às ocorrências foi retomado.
As guarnições priorizaram os casos de maior gravidade, como vítimas presas em imóveis, quedas de postes e veículos sob risco elétrico. Também houve apoio a residências em risco de desabamento e liberação de vias públicas. A operação foi classificada como de alto impacto local, com integração entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Cemig.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de evitar locais com risco de desabamento, não se abrigar sob árvores e não transitar em áreas alagadas durante períodos de tempestade.