Araxá/MG
12h31 23 Fevereiro 2021
Atualizada em 23/02/2021 às 14h25

Surto de Covid-19 em lar de idosos em Araxá/MG é investigado

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Shutterstock
Os casos positivos etão sendo investigados pelo executivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá/MG divulgou nessa segunda-feira (22) que está investigando um surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) localizada na cidade. 14 idosos e três funcionários testaram positivo para o Sars-Cov-2. 

A Saúde informou que todos os internos e trabalhadores já foram vacinados com a segunda dose. Apenas um dos idosos, que possui comorbidades, está internado. Os demais estão isolados e passam bem. 

Equipes de médicos, da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Municipal foram na instituição para averiguar se os casos são positivos Covid-19 ou uma reação pós-vacina. 

A secretária de Saúde, Diane Dutra, falou sobre o caso:

“Nesta instituição, todos foram vacinados, tanto os idosos, quanto os funcionários, mas é importante as pessoas entenderem que não é momento de relaxar. Não significa que você tomou a vacina que está imune. Essa imunização vem depois de 30 dias da segunda dose, mas não é total. A vacina vai dar uma chance de pegar o vírus de forma mais branda, mas não significa que não será mais infectado”.  

A prefeitura ainda publicou ontem que o processo de imunização contra o novo coronavírus teve que ser suspenso no município, devido à falta de previsão para a chegada de novas doses.  

O estoque restante será utilizado para concluir a vacinação de idosos acima de 90 anos até o fim da semana. O executivo disse também que a aplicação da segunda dose restante está garantida. 

Até o momento 3.994 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose e 733 com a segunda. 

VEJA TAMBÉM