Bambuí/MG - Arcos/MG - Formiga
15h46 06 Janeiro 2021
Atualizada em 06/01/2021 às 17h18

Termina nesta quinta inscrições para o vestibular do IFMG para Bambuí, Arcos e Formiga

Por Joarle Magalhães - IFMG
IFMG - Divulgação
IFMG campus Bambuí/MG

Termina amanhã (7), o período de inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo para ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2021, são oferecidas 3.720 vagas em 88 cursos técnicos e de graduação, distribuídos em 15 unidades da instituição. Todos os cursos são gratuitos. 

Na região Centro-Oeste de Minas Gerais os campus em Bambuí/MG, Arcos/MG, Formiga/MG e Piumhi/MG disponibilizam ao todo 1.158 vagas para cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) e superiores (bacharelado e licenciatura). 

Entre os cursos técnicos há opções para as seguintes áreas: Administração, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente.  

Já para os cursos superiores as opções são: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Zootecnia. 

Informações detalhadas sobre cada curso podem ser obtidas neste link

Ingresso nos cursos técnicos 

Devido à pandemia da Covid-19, este vestibular está com novidades em relação à seleção dos cursos técnicos. Para manter o distanciamento social, ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. 

A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos. 

Para se inscrever nos cursos integrados, os estudantes deverão providenciar, junto às escolas de origem, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso subsequente deverão apresentar documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada nos editais

Processo seletivo da graduação 

No caso do vestibular dos cursos de graduação, a seleção será realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). 

Ações afirmativas 

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e às vagas destinadas a pessoas com deficiência. 

Editais e inscrição 

As regras do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta estão elencadas em três editais, publicados no site www.ifmg.edu.br, por onde também deve ser realizada a inscrição até o dia 7 de janeiro de 2021. A taxa de participação é de R$ 25. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail [email protected]

VEJA TAMBÉM