Uma carreta-tanque pegou fogo na manhã desta segunda-feira (3), por volta das 8h10, no km 625 da BR-262, cerca de dois quilômetros do trevo de acesso a Ibiá/MG, sentido Araxá/MG. O local chegou a ficar interditado. O caso está sendo tratado pela polícia, inicialmente, como um incêndio criminoso, sendo supostamente um ato terrorista.
De acordo com informações apuradas pela TV KZ, o incêndio teve início na parte da frente do veículo, que estava carregado com biodiesel. Imagens recebidas pela reportagem mostram a cabine totalmente tomada pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Campos Altos e equipes da Way-262 foram empenhadas no local para combater o fogo e controlar o trânsito.
A pista havia sido interditada por medidas de segurança, mas foi liberada ainda na manhã desta segunda-feira, pouco depois da chegada das equipes que apagaram as chamas. O fogo ficou restrito na cabine. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o condutor relatou que dois veículos o abordaram, com ocupantes armados, e ordenaram que ele corresse para o mato. Em seguida, os suspeitos atearam fogo na cabine e abriram as portinholas do tanque de armazenamento da carga. Ocorreram disparos de arma de fogo contra o veículo de carga, porém o condutor permaneceu ileso. Os autores não foram localizados até o momento. O motorista compareceu ao posto da PRF de Araxá/MG.
O caso está sendo tratado, inicialmente, pela polícia como um possível ato terrorista, já que, aparetemente, nada foi roubado e apenas o incêndio foi provocado, além do descarte da carga. A ocorrência também pode envolver danos ao meio ambiente, tentativa de homicídio e danos a patrimônio de terceiros. Possivelmente, o alvo seria a empresa transportadora responsável pelo serviço de transporte de biocombustíveis.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá aprofundar as apurações para determinar as causas e responsabilidades.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte da carga se espalhou pela canaleta de contenção da rodovia e pode ter contaminado o solo. A carga derramada não foi atingida pelo fogo. Estima-se que quase todo o biodiesel tenha escoado para o solo.
A carreta-tanque havia saído de Rondonópolis/MT com destino a Betim/MG.