Ibiá/MG
14h37 28 Outubro 2020
Atualizada em 28/10/2020 às 14h55

Em Ibiá/MG, PC apreende celulares de investigados por Fake News e crimes eleitorais

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PC - Divulgação
Operação realizada no SAAE em Ibiá

Um homem, de 34 anos, funcionário do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), autarquia da Prefeitura Municipal de Ibiá/MG, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (28). Segundo a Polícia Civil (PC), as apreensões tiveram a finalidade de apurar e combater crimes eleitorais e “Fake News”, praticados pela internet. 

O Inquérito Policial foi instaurado com base em publicações que ofendiam candidatos ao cargo de Prefeito do município de Ibiá, veiculadas na rede social Facebook, por um perfil falso criado pelo autor. Durante as investigações, a PC apurou que as publicações tiveram como origem o SAAE da cidade. 

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no local, onde foram realizadas apreensões de um notebook e um telefone celular do autor. 

Alguns dos materiais apreendidos. Foto: PC - Divulgação.

Na semana passada, também foram cumpridos outros mandados de busca e apreensão no município, igualmente com o objetivo de apurar crimes eleitorais e “Fake News”, ocasião na qual também foram apreendidos telefones celulares dos investigados, os quais criaram perfis falsos nas redes sociais para ofender a honra de vários candidatos que concorrem à Prefeitura de Ibiá. 

Operação realizada na cidade de Ibiá para combater crimes eleitorais. Foto: PC - Divulgação.

Os autores deverão responder pelos crimes dos artigos 324, 325 e 326, todos do Código Eleitoral, bem como pelo delito de falsa identidade, tipificado no art. 307 do Código Penal e, se condenados, poderão pegar uma pena de até quatro anos e seis meses de prisão. 

Equipe que participou da ação: 

Delegado Regional: Vitor Hugo Heisler. 

Delegado: André Luis de Campos. 

Investigadores : Danilo Roberto de Souza Júnior, Isabela Guerra Silva e Larissa de Oliveira Barbosa. 

Escrivão: Sérgio Victor de Almeida Rodrigues. 

VEJA TAMBÉM