Meio Ambiente
06h46 27 Maio 2021
Atualizada em 27/05/2021 às 08h23

Polícia Militar de Meio Ambiente realiza “Operação Cuide da Água”

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG

A Polícia Militar de Minas Gerais através do 2º Grupo de Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) de Ibiá/MG, iniciou nessa terça-feira (25) a operação “Cuide da Água”, que segue até esta sexta-feira (28).

Segundo a PM MAmb, a operação consiste em orientações que informam e sensibilizam a sociedade a respeito das melhores práticas ambientais para proteção dos recursos hídricos.

Sabemos que a importância da água do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na terra, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos. A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar. Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência”, disse a PM Mamb.

Ainda segundo a polícia, preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. A PM MAmb explicou que em muitas regiões, o ciclo natural da água vem sofrendo muitas alterações, devido os intensos desmatamentos e impermeabilizações do solo. Assim a água precipitada em forma de chuva escorre mais rapidamente, reduz a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água.

“Isto acaba levando ao desaparecimento de rios no período de estiagem (seca)”, frisou.

“Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas. Existe, ainda, a possibilidade de transformar água salgada em água doce pelo processo de dessalinização. Porém sabemos que se não houver conscientização por nossa parte esse recurso irá se esgotar, então a nós seres humanos a sua preservação”, completou.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM