A Prefeitura de Luz/MG divulgou, nesta terça-feira (4), uma nova atualização sobre os impactos do forte temporal com granizo que atingiu o município na última sexta-feira (31). Segundo informações da Prefeitura, 1.356 pessoas foram afetadas e 339 imóveis danificados. O levantamento segue em andamento, e a quantidade de pessoas afetadas pode aumentar.
O próprio Centro Administrativo Municipal também foi um dos locais atingido pelo temporal acompanhado de granizo, tendo diversas janelas quebradas.
Ainda de acordo com a Prefeitura, 27 famílias permanecem desalojadas ou desabrigadas, sendo duas acolhidas pelo município e 25 hospedadas em casas de parentes ou amigos. Não há registro de feridos ou mortes.
O Executivo decretou Situação de Emergência ainda no sábado (1º), por meio do Decreto nº 3.918/2025, o que autoriza a dispensa de licitações para aquisições emergenciais e permite ações imediatas de resposta. O município busca apoio do Governo Estadual para obter auxílio e recursos destinados à recuperação da cidade.
As equipes da Defesa Civil Municipal (COMPDEC) e da Secretaria de Assistência Social continuam atuando em campo, realizando inspeções técnicas e prestando atendimento às famílias atingidas. A força-tarefa ainda conta com o apoio da Polícia Militar (PM), da Câmara Municipal e de outros órgãos locais.