Uberaba/MG
08h00 11 Setembro 2020
Atualizada em 11/09/2020 às 08h15

Termômetro em Uberaba/MG registra 37°C

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Rúbia Rejane
Termômetro na avenida Leopoldino de Oliveira

Uma onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias vem registrando alta nas temperaturas em várias regiões do país. Em Uberaba/MG nessa quinta-feira (10), por volta das 13h20, um termômetro próximo ao Terminal Oeste, no Centro, na avenida Leopoldino de Oliveira marcou 37°C. 

A alta nas temperaturas é devido a uma massa de ar quente e seco que ganhou força nessa quinta, também influenciada pelo fenômeno La Niña, que é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo. 

Segundo o clima tempo, para hoje (11) a previsão da máxima é de 35°C. Cidades como Campos Altos/MG e Araxá/MG tem previsão de máxima em 32°C, já Ibiá/MG poderá chegar também a 35°C. São Gotardo/MG tem máxima prevista para 34°C. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou ontem (10) um aviso de Alerta Laranja relativo a baixa umidade do ar variando entre 20% e 12%. Com risco de incêndios florestais e à saúde, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

As recomendações são para as pessoas bebam bastante água e que evitem exposição ao sol e atividades físicas entre 13 e 15h. 

A estação do ano no Brasil ainda é o inverno que encerra no dia 23 de setembro, quando é iniciado a primavera. 

VEJA TAMBÉM