Durante a 90ª ExpoZebu, realizada em Uberaba/MG, o Sistema Faemg Senar anunciou o início do Congresso Nacional da Carne (Conacarne), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
A primeira edição do Conacarne espera reunir mais de 2 mil participantes, promovendo discussões sobre os principais desafios e oportunidades da cadeia produtiva da carne no Brasil. A programação destina-se a produtores rurais, representantes da indústria frigorífica, pesquisadores, técnicos, empresários, além de agentes do setor público e privado.
Segundo o presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o congresso apresenta uma oportunidade para dar visibilidade ao setor pecuário brasileiro e fomentar novos negócios. “Crescemos nos últimos anos e temos muitas oportunidades de negócios e um potencial imenso pela frente para explorar”, destacou.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, destacou a importância do evento, afirmando, “Precisávamos de um congresso como esse”. Ele ressaltou ainda que a ABCZ está comprometida com o desenvolvimento do setor.
Temas como sanidade animal, sustentabilidade, exportações, rastreabilidade, tecnologia, bem-estar animal e políticas públicas serão abordados no Conacarne. De acordo com os organizadores, o objetivo é posicionar o Brasil como uma referência global em qualidade, produtividade e responsabilidade ambiental na produção de carne.