Brasil
12h32 12 Janeiro 2021
Atualizada em 13/01/2021 às 06h17

Eficácia geral da CoronaVac é de 50,38% no estudo feito pelo Butantan

Por Leonardo Martins, Rafael Bragança e Allan Brito - UOL
Butantan - Divulgação
CoronaVac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan

Após divulgar taxas de eficácia parciais da CoronaVac de 78% na semana passada, o Instituto Butantan revelou hoje (12) que a eficácia geral da vacina, que engloba todos os grupos analisados nos testes clínicos, é de 50,38%, para o estudo desenvolvido no Brasil, conforme publicação do UOL,

Isso significa que ao tomar a vacina a pessoa terá 50,38% menos risco de contrair a Covid-19 e, mesmo que adoeça, a vacina tem 100% de eficácia contra casos graves da doença, ou seja, não precisa internar e ir para UTI. E para a prevenção de casos leves do novo coronavírus, com sintomas, mas sem necessidade de internação, a eficácia é de 78%. 

O resultado era muito aguardado para avaliar de forma mais completa a vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O anúncio da eficácia geral foi feito durante entrevista coletiva realizada na sede da instituição, em São Paulo. 

O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto tem 10,8 milhões de doses à disposição para iniciar a vacinação. 

Como o mínimo exigido para a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é de 50%, o número de 50,38% está dentro do aceitável e também atende aos padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os pesquisadores afirmam que 0,3% dos voluntários apresentaram reações alérgicas e não foram registrados efeitos adversos mais graves. Conforme o Butantan, o estudo clínico de fase 3 da CoronaVac realizado no país contou com 12.508 voluntários, todos profissionais de saúde considerados dentro do grupo de risco. 

VEJA TAMBÉM