Uma luz intensa e veloz cruzando o céu foi registrada por moradores de diversos estados do Brasil na noite desta quarta-feira (14). O fenômeno foi avistado em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Goiás e outras regiões do país, gerando curiosidade e repercussão nas redes sociais.
Segundo o cientista, geofísico, youtuber e podcaster, Sérgio Sacani, a luz observada se trata da reentrada de um lixo espacial na atmosfera da Terra. Em publicações feitas em seu perfil nas redes sociais, Sacani tranquilizou a população e explicou que o fenômeno é considerado normal.
“Não fujam para as montanhas, é simplesmente a reentrada de um lixo espacial. Eu vi nos céus de Brasília e parece que foi visto nos céus de Minas. Isso é normal de acontecer. Fiquem bem”, disse Sacani, em tom bem-humorado.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) está analisando os registros para confirmar exatamente a origem do objeto que brilhou intensamente cortando o céu poucos segundos antes de desaparecer.
O fenômeno, apesar de impressionar visualmente, não representa risco à população. Casos semelhantes já foram registrados em outras ocasiões no Brasil e no mundo, e são frequentemente causados pela entrada de fragmentos de satélites ou estágios de foguetes desativados que se desintegram ao atingir a atmosfera terrestre.