João Pinheiro
19h53 09 Março 2019
Atualizada em 10/03/2019 às 10h02

Criança morre após reclamar dores no pé e ser diagnosticada com diabetes, em João Pinheiro

A família do menino não sabia da doença; ele foi para o Hospital sentindo dores no pé depois de ter caído.
Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG

Um menino de seis anos morreu na madrugada deste sábado (9) no Hospital Municipal de João Pinheiro, Noroeste de Minas Gerais. De acordo com matéria publicada pelo portal JP Agora, a criança deu entrada no Hospital, por volta das 20h30 de sexta, por estar sentindo dores no pé depois de ter tropeçado e caído, no entanto, foi feito o exame da ponta de dedo para medir a glicemia e o resultado apontou 450 mg/dll, valor muito a cima do normal e que indicava que o menino tinha diabetes tipo 1. A mãe disse aos médicos que não sabia da doença.

Ainda segundo a publicação, Lorraine Daher Vaz, uma das médicas que realizou o atendimento, disse que o menino entrou em um quadro grave de cetoacidose diabética e que foram feitas várias manobras para diminuir a taxa de açúcar no sangue, mas a criança não resistiu e morreu por volta das 2h30 deste sábado.

 

O que é o Diabetes tipo 1?

Segundo o site Minha Vida, o diabetes tipo 1 acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Nesse cenário, o corpo acaba atacando as células que produzem insulina por não reconhecerem mais elas como sendo da pessoa. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

 

Fique atento aos sintomas de Diabetes tipo 1

Vontade de urinar diversas vezes ao dia

Fome frequente

Sede constante

Perda de peso (em alguns casos ela ocorre mesmo com a fome excessiva)

Fraqueza

Fadiga

Nervosismo

Mudanças de humor

Náusea e vômito.

 

O que é Cetoacidose diabética?

Cetoacidose diabética é uma condição grave que pode resultar em coma ou até mesmo a morte. A cetoacidose diabética acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos. A insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do nosso corpo e gere energia.

Quando há falta de insulina, duas situações simultâneas ocorrem: o nível de açúcar no sangue vai aumentando e as células sofrem com a falta de energia. Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo passa a usar os estoques de gordura para gerar energia. Só que nesse processo em que o corpo usa a gordura como energia, formam-se as cetonas.

VEJA TAMBÉM