Minas Gerais
10h13 23 Abril 2019
Atualizada em 23/04/2019 às 10h29

Dengue leva Minas a decretar situação de emergência em saúde pública em parte do estado

Com a medida, será possível mobilizar recursos de forma mais ágil para o combate ao Aedes aegypti.
Por G1 Minas — Belo Horizonte

O governo de Minas informou, nesta terça-feira (23), que o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública em parte do estado como medida para conter o avanço da dengue. O ato, que foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, abrange o Centro, Noroeste, Norte, Oeste e Triângulo Mineiro.

Segundo o governo, com a medida, será possível mobilizar recursos de forma mais ágil para o combate ao Aedes aegypti e também para o atendimento a pacientes.

Ainda com o Executivo estadual, a Secretaria de Estado de Saúde destinou cerca de R$ 4 milhões para o combate à doença após uma resolução aprovada no início do mês.

Inicialmente, 93 prefeituras receberão recursos para reforço de despesas com pessoal, como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar, e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização e mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

A cada 15 dias, até o fim de junho, a lista de municípios poderá ser atualizada. A próxima resolução prevista deverá contemplar 46 municípios, no montante de mais de R$ 1,8 milhão.

 

1000%

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até esta segunda-feira (22), 140.754 casos prováveis – que englobam os confirmados e suspeitos – foram registrados neste ano no estado. Deste total, 115.062 se referem ao primeiro trimestre deste ano.

Segundo os dados da secretaria, o mês com mais casos, até o momento, foi março. No terceiro mês de 2019, 63.696 ocorrências de dengue foram contabilizadas em Minas, o que representa uma alta de cerca de 88% em relação a fevereiro, quando houve 33.880 registros. Já em janeiro, f

VEJA TAMBÉM

Famosos
Começa o show de Lady Gaga no Rio
22h50 03 Maio 2025