Menu
Busca segunda, 12 de abril de 2021
(37) 99964-0995
Capeca
Minas Gerais

Governo de Minas vai fornecer 5% de vacinas de reserva para acelerar imunização contra Covid-19 nos municípios

08 abril 2021 - 16h16Por Agência Minas

O Governo de Minas vai enviar aos municípios 5% de doses das vacinas contra a Covid-19 estocadas para reserva técnica do Estado. O objetivo é ampliar a disponibilidade de imunizantes e acelerar a vacinação nas cidades. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (8), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG.

Zema explicou que o Estado está alterando o processo de distribuição adotado até agora para agilizar ao máximo a imunização dos mineiros. 

“A reserva técnica de 5% que sempre foi estocada agora será enviada aos municípios para que haja maior disponibilidade de vacinas. Não é recomendado estocar doses neste momento. A vacina só resolve nosso problema quando ela está aplicada no braço de quem precisa, e não dentro do refrigerador aguardando. A vacinação é a única solução definitiva para a pandemia”, alertou.

A distribuição das doses “extras” vai priorizar os municípios que estiverem na frente no processo de imunização, com as menores quantidades de doses estocadas. 

Para ajudar as prefeituras que estão com dificuldades de acelerar a aplicação dos imunizantes, o governador afirmou que o Executivo estadual está adotando medidas em conjunto com o Ministério Público (MPMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), além de contar com o apoio de iniciativas do setor privado.

“Algumas prefeituras não buscam as vacinas com a velocidade que poderiam ou não aplicam com a velocidade que poderiam. Temos solicitado aos prefeitos que o processo não seja interrompido, apesar de sabermos que os profissionais de Saúde estão exaustos. Onde há disponibilidade de vacina, que é na maioria das prefeituras, que esse processo continue inclusive aos fins de semana. Também temos ajuda do setor privado, como o Unidos Pela Vacina, que está apadrinhando diversas prefeituras com dificuldades e tem contribuído para a solução desse problema”, afirmou.

O governador aproveitou para alertar mais uma vez sobre a importância de manter todos os cuidados sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, inclusive pelas pessoas que já foram vacinadas.

Estalagem Motosserras
Stihl

Leia Também

Campos Altos/MG
Morte que era investigada é confirma para Covid-19 em Campos Altos; três testaram positivo
Campos Altos/MG
Funcionários da Caixa ajudam na campanha de arrecadação de alimentos da PM em Campos Altos
Campos Altos/MG
Campos Altos; falecimento de José Soares Filho nesta segunda (12)
Campos Altos/MG
Paciente de Campos Altos/MG que testou positivo para Covid-19 morre em Araxá/MG
Formiga/MG
Coveiros enterravam caixões vazios em troca de propina, em Formiga/MG
São Gotardo/MG
PM de São Gotardo/MG apreende cerca de dois quilos de maconha em Guarda dos Ferreiros
Araxá/MG
Homem ameaça cunhado com arma, em Araxá/MG
Campos Altos/MG
Igreja celebra Terço da Misericórdia em frente ao Pronto Atendimento em Campos Altos/MG
Araxá/MG
Carreta tomba na MGC-146 próximo ao trevo com a BR-262, em Araxá/MG
São Gotardo/MG
Dois ficam feridos após colisão na MG-235, em São Gotardo/MG; motorista foi preso por embriaguez