BR-262
09h42 15 Julho 2021
Atualizada em 15/07/2021 às 09h52

Nova licitação da BR-262 tem previsão para o final de 2022

As audiências públicas para a nova concessão devem ocorrer no início de 2022 e a expectativa é que o edital seja publicado em outubro.
Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Priscila Pedroso - TV KZ
Trecho da BR-262 entre Campos Altos/MG e Araxá/MG

O deputado Federal, Franco Cartafina (PP/MG) divulgou na última terça-feira (13) que participou de uma reunião on-line com o coordenador-geral de Concessões Existentes e Delegações da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), Alessandro Reichert. Segundo Cartafina, informações da SNTT, do Ministério da Infraestrutura, preveem que haverá uma nova licitação da BR-262 em outubro de 2022.

A Triunfo Concebra, dona da concessão, entregou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o pedido de devolução e relicitação da rodovia em março de 2020. O pedido já foi analisado e admitido pela ANTT e agora, conforme a publicação, passa pela qualificação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal sendo autorizado a celebração de um termo aditivo com a atual concessionária. A expectativa é que esse decreto seja publicado até o final de agosto.

Segundo a publicação do deputado, os estudos para nova concessão estão em desenvolvimento. O diretor acredita que o trabalho seja concluído em dezembro. As audiências públicas para a nova concessão devem ocorrer no início de 2022 e a expectativa é que o edital seja publicado em outubro.

Contrato com a atual Concecessionária

O contrato de concessão da rodovia foi assinado em 2014 e previa, entre outras melhorias, a sua duplicação no prazo de cinco anos. No entanto, a concessionária, Triunfo Concebra, não cumpriu o acordo assinado e, até hoje, duplicou apenas 17%, cerca de 65 quilômetros que fica entre Uberaba/MG e Campo Florido/MG.

Em nota enviada à TV KZ, em abril do ano passado, a Triunfo disse que a decisão foi tomada por descumprimento contratual pela União, por uma mudança no cenário econômico após a licitação e o veto no crédito prometido à concessionária. Na época, a empresa afirmou que continuaria operando até que tudo fosse resolvido.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM