Araxá/MG
16h36 07 Maio 2025

Araxá/MG terá sede própria do SAMU; obras foram iniciadas

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PMA - Divulgação
A sede do SAMU ficará ao lado do Corpo de Bombeiros.

A cidade de Araxá/MG contará com uma sede própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As obras começaram nesta semana em uma área anexa ao Corpo de Bombeiros, em terreno cedido pela própria corporação. A estrutura vai garantir mais agilidade e eficiência no atendimento de urgência e emergência à população.

A Prefeitura de Araxá divulgou a informação nessa terça-feira (6). A ordem de serviço foi emitida na segunda-feira (5), com prazo contratual de 90 dias. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Pedrinho da Mata, a administração trabalha para concluir os serviços o quanto antes.

O investimento na obra é de R$ 315.943,24, conforme previsto na proposta vencedora do processo licitatório. A empresa responsável pela construção é de Uberlândia/MG.

A estrutura será implantada em um prédio já existente, que passará por adaptações. O espaço contará com alojamento para os profissionais do SAMU, garagem para as ambulâncias, e área compartilhada de limpeza com o Corpo de Bombeiros. Enquanto a obra não é concluída, o serviço segue funcionando de forma provisória na sede dos Bombeiros, com duas ambulâncias — uma de suporte básico e outra de suporte avançado.

A implantação do SAMU em Araxá faz parte de um convênio com o Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul), que é responsável pela liberação das ambulâncias e pela seleção dos profissionais que irão atuar no serviço.

VEJA TAMBÉM