Alto Paranaíba
19h40 29 Março 2021
Atualizada em 30/03/2021 às 11h30

Piques de energia na região foram causados por trator que derrubou torre em Araxá

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Você Repórter - TV KZ
Acidente na zona rural de Araxá

Um acidente envolvendo um trator e uma torre da Cia Energética de Minas Gerais (Cemig) causou alguns piques de energia na noite do último sábado (27) em várias cidades do Alto Paranaíba. Uma das quedas durou aproximadamente 5 minutos.

De acordo com a Cemig, na manhã de sábado, a máquina agrícola derrubou uma estrutura da linha de distribuição de 138 kV Araxá 2 – Jaguara, localizada a 25 quilômetros de Araxá. Minutos após o acidente o atendimento foi transferido para a subestação Araxá 1.

Entretanto, segundo a Cemig, na noite do sábado, horário de maior consumo, foi necessário realizar novas transferências de carga para garantir a continuidade do atendimento aos clientes. Essas manobras resultaram em rápidos piques de energia que tiveram duração de até quatro minutos.

O trabalhador foi socorrido consciente e orientado. O Corpo de Bombeiros não foi acionado.

Veja abaixo a resposta da Cemig à reportagem da TV KZ:

A Cemig informa que uma máquina agrícola derrubou uma estrutura da linha de distribuição de 138 kV Araxá 2 – Jaguara, localizada 25 km de Araxá, na manhã do último sábado (27/3). Logo após a ocorrência, as equipes da Cemig realizaram os procedimentos necessários para garantir a integridade física do motorista da máquina agrícola e transferir o atendimento para a subestação Araxá 1. Todos os clientes foram religados minutos após a ocorrência.

Como consequência dos danos à linha Araxá 2 – Jaguara, na noite do sábado, horário em que o sistema elétrico é mais demandado, foi necessário realizar novas transferências de carga para garantir a continuidade do atendimento aos clientes. Essas manobras resultaram em rápidos piques de energia que tiveram duração de até quatro minutos.

A Cemig está realizando um esforço concentrado desde o início da ocorrência para restabelecer a linha danificada. Novas estruturas de emergência estão sendo instaladas para recompor a funcionalidade da linha.  Uma das estruturas foi erguida ontem (28), e outra deve ser concluída na tarde de hoje, quando o atendimento será normalizado por essa linha.

Segurança

A Cemig alerta para os cuidados necessários durante a preparação do solo para plantio e colheita. A recomendação é manter distância segura das estruturas de linhas e redes elétricas. Evite  transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes e estruturas da rede elétrica, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, as estruturas podem ceder ou cair, causando acidentes e interrompendo o fornecimento de energia.

Antes de iniciar qualquer atividade próxima à rede elétrica, é imprescindível atentar para a análise de riscos do ambiente, mesmo durante o transporte de máquinas e outros objetos sob a rede elétrica.

Em caso de acidente ou se durante alguma manobra observar cabos ou condutores de energia rompidos, caídos ao solo, a recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig – telefone 116.

VEJA TAMBÉM

Araxá/MG
Operação Cavalo de Aço: PM intensifica ações para coibir crimes durante festa do peão, em Araxá/MG

A operação ainda busca também desencorajar a prática do "rolezinho", encontros de motociclistas.

11h11 18 Abril 2024