Araxá/MG
05h32 24 Fevereiro 2021
Atualizada em 24/02/2021 às 20h20

Prefeitura de Araxá/MG confirma presença de variante britânica do novo coronavírus

O município já estava atento com a presença da variante desde o início do ano.
Por Priscila Pedroso - TV KZ

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rede Corona-ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que a variante britânica do novo coronavírus já é encontrada em Minas Gerais e em mais sete estados do Brasil. 

Em Minas, a variante já circula por quatro cidades, entre elas Araxá/MG. A Prefeitura Municipal confirmou nessa terça-feira (23) que a presença da variante foi detectada em amostras de pacientes infectados no município. 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, o município já estava atento com a presença da variante britânica da Covid-19 desde o início do ano. 

A variante originária do Reino Unido, a B.1.1.7, foi identificada também nas cidades de Belo Horizonte/MG, Betim/MG e Barbacena/MG. 

Estudos já demonstraram que a variante britânica do coronavírus apresenta maior potencial de transmissão.

O Ministério da Saúde enviou ontem uma nota técnica aos estados com informações sobre as variantes identificadas até o momento e quais as medidas que devem ser adotadas para evitar a propagação das cepas no país. 

“O aumento do número de casos confirmados e a gravidade do quadro de saúde dos pacientes já é uma indicação de uma variante. O estudo só confirma o que os profissionais de saúde do município já temiam. Temos que redobrar os cuidados neste momento e tomar as medidas necessárias. Nessa terça-feira (23) foi registrado o recorde de casos confirmados e óbitos no município. Pela quantidade de atendimentos que estamos registrando nas unidades de saúde e testes realizamos, podemos ter número ainda maiores”, alerta Diane.

 

VEJA TAMBÉM