Campos Altos/MG
09h05 30 Junho 2025

ASSISTA: Marimbondo, do Café Campos Altos, é premiado pelo Governo de Minas como Grande Produtor com Medalha Ministro Alysson Paolinelli

A premiação ocorreu em Bambuí/MG, na primeira edição da honraria, e reconheceu a relevância da trajetória de Marimbondo no agronegócio.
Por Priscila Pedroso - TV KZ
Marimbondo foi agraciado na categoria Grande Produtor.

O empresário e produtor rural José Maria de Oliveira, conhecido como Marimbondo, foi um dos homenageados com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, concedida pelo Governo de Minas Gerais em cerimônia realizada nesse domingo (29), na cidade de Bambuí/MG. Proprietário da marca Café Campos Altos, Marimbondo foi agraciado na categoria Grande Produtor, como reconhecimento à sua trajetória de destaque no agronegócio mineiro e nacional.

A medalha foi entregue durante solenidade na Praça Rui Santos, na cidade natal do ex-ministro Alysson Paolinelli, e marcou a primeira edição da honraria criada em 2023 pela Lei 24.582 e regulamentada por decreto no mesmo ano. A iniciativa homenageia personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à agropecuária, ao setor produtivo e ao desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

Marimbondo é uma das principais lideranças do agronegócio mineiro. Além de empresário e proprietário de lavouras cafeeiras em Campos Altos/MG, ele também atua como secretário Municipal de Governo do município e é reconhecido por sua influência no meio político. A marca Café Campos Altos, sob sua gestão, se tornou uma referência no mercado nacional e internacional, com exportações para diversos países e presença consolidada no cenário brasileiro.

O prefeito de Campos Altos, Vicente de Paulo Mateus (Vicente da Venda), também esteve em Bambuí/MG acompanhando a premiação recebida por Marimbondo. Familiares do empresário e produtor rural também marcaram presença na cerimônia.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que havia anunciado a premiação de Marimbondo por meio de um vídeo, não esteve presente na cerimônia de entrega. Na ocasião, o governador participou de uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada nesse domingo na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo/SP, que também contou com a presença de outros governadores.

A entrega em Bambuí ocorreu pelas mãos do titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, representando o Governo de Minas Gerais.

Alysson Paolinelli

A medalha leva o nome de Alysson Paolinelli, engenheiro agrônomo e político mineiro, natural de Bambuí, que foi ministro da Agricultura de 1974 a 1979. Considerado um dos principais responsáveis pela modernização da agricultura brasileira, ele promoveu a chamada "Revolução Verde", transformando o Cerrado em polo de produção de alimentos e idealizando instituições como a Embrapa e a Epamig. Paolinelli faleceu em 29 de junho de 2023 e chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022.

Medalha de Honra

A entrega da medalha será feita anualmente, no dia 29 de junho, de forma itinerante, sempre em um município mineiro com relevância para o agro ou que tenha feito parte da trajetória de Paolinelli. Os agraciados são escolhidos por um conselho permanente, com base em listas tríplices para dez categorias diferentes.

Assista ao momento da entrega da homenagem para Marimbondo:

VEJA TAMBÉM