Campos Altos/MG
13h42 04 Janeiro 2022

Campos-altense é vítima de golpe e tem prejuízo de mais de R$ 1 mil 

Por Priscila Pedroso - TV KZ
© leungchopan

Uma campos-altense caiu em um golpe nessa segunda-feira (3) e perdeu mais de R$ 1 mil. O golpe foi pela internet de um falso anúncio de venda de produtos.  

Conforme apurado pela reportagem da TV KZ, a vítima viu um anúncio nas redes sociais da venda de um eletrodoméstico em um perfil de uma pessoa conhecida. Ao entrar em contato, ainda pela rede social, a vítima ficou tenta pela oferta. A suposta pessoa que anunciava o produto falava que estava ajudando um amigo a vender alguns itens, já que ele iria se mudar.  

A vítima disse que queria ver o eletrodoméstico antes da compra, no entanto, a falsa vendedora disse que só poderia mostrar mais tarde e que haviam outras pessoas interessadas em comprar o mesmo produto, o qual não poderia segurar por muito tempo.  

A mulher então resolveu efetuar o pagamento usando a chave Pix informada, a qual tinha um nome diferente do perfil que anunciava o produto. Foi quando ao mostrar outras mercadorias para um familiar acabou descobrindo que a venda era falsa e que a conta de quem estava anunciando tinha sido hackeada, mas já havia confirmado a transação.  

A vítima ainda contou para TV KZ, que não estava na cidade e seu companheiro relatou que chegou a ir na casa da suposta pessoa que estava anunciando os produtos, antes de confirmar o pagamento, mas não havia ninguém no local no momento. “A preocupação era sobre o estado do eletrodoméstico, não desconfiei que pudesse ser golpe. Há algumas semanas vi outra pessoa conhecida oferecer produtos, também pelas redes sociais, mas acabei demorando e quando resolvi comprar já haviam vendido e neste caso era real, não se tratava de golpe”, finalizou a vítima.  

Como evitar cair no golpe 

Especialista revelam que tem crescido nos últimos anos a quantidade de golpes. A falsa venda pelas redes sociais é um tipo de golpe bem elaborado, já que as pessoas são enganadas pelo fato dos golpistas usarem o perfil de uma pessoa conhecida.  

A recomendação é que antes de concluir qualquer transação é preciso entrar em contato com o proprietário do perfil de outra forma, que não seja acessível ao golpista, como vídeochamada ou se possível pessoalmente. Para assim confirmar a autenticidade da história com o dono da conta. 

Também é preciso ficar atento aos dados da chave Pix, já que se tiver no nome de outra pessoa é um forte indício de que se trata de um golpe. Mesmo que o golpista apresente alguma justificativa é preciso desconfiar da situação e verificar a informação com o proprietário do perfil por outro meio de comunicação. 

Outra recomendação é ficar atento quanto ao comportamento do suposto vendedor. Nesses casos eles sempre demonstram pressa e usam diversas artimanhas para que a pessoa efetue o pagamento rapidamente.  

Como evitar que a conta seja hackeada 

A Polícia Militar (PM) também alerta sobre a forma como os criminosos fazem para hackear as redes sociais. Para invadir as contas, os golpistas solicitam dados das vítimas para um suposto cadastro, inclusive o número de celular. Em seguida, solicitam um código enviado por SMS. 

O código, na verdade, se trata de uma redefinição de acesso ao Facebook ou Instagram. Caso a vítima informe este código, a invasão da conta é consumada. Os golpistas então rapidamente trocam o e-mail e número de celular das contas, impossibilitando a recuperação por seus verdadeiros donos. 

Algumas das orientações para evitar que a conta seja hackeada é habilitar a autenticação de dois fatores na aba de segurança do aplicativo. Nunca compartilhe o código de segurança e nem clique em links suspeitos.  

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM

Araxá/MG
Operação Cavalo de Aço: PM intensifica ações para coibir crimes durante festa do peão, em Araxá/MG

A operação ainda busca também desencorajar a prática do "rolezinho", encontros de motociclistas.

11h11 18 Abril 2024