A Escola Estadual Doutor José Cordeiro de Campos, localizada em Campos Altos/MG, desenvolveu neste mês de junho um projeto educativo com os alunos do Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano, voltado para o estudo da Região Norte do Brasil.
De acordo com a escola, a iniciativa — intitulada “Cores & Sons da Amazônia” e conduzida pelas professoras Patrícia Sobrinho (História) e Patrícia Moura (Geografia), com apoio da equipe escolar — teve como principal objetivo valorizar e divulgar a diversidade cultural, ambiental e social, a partir de três eixos temáticos: os povos indígenas, a Floresta Amazônica e o Festival de Parintins.
Na primeira etapa do projeto, os alunos estudaram os povos indígenas, centrado em línguas, costumes, crenças e modos de vida. As atividades abordaram também o papel desses povos na preservação da biodiversidade amazônica e na manutenção de tradições culturais.
Em seguida, os estudantes realizaram atividades relacionadas à Floresta Amazônica, abordando sua biodiversidade, animais, plantas e os desafios para conservação. Também foram discutidos temas como desmatamento e o papel de comunidades tradicionais e indígenas na preservação ambiental.
A última etapa foi dedicada ao Festival de Parintins, com apresentação dos bois Garantido e Caprichoso, seus símbolos e significados. Os alunos participaram de oficinas de artes visuais, música e dança com base nos elementos culturais do festival.
O projeto foi encerrado com uma feira cultural, realizada no dia 18 de junho, com exposições, apresentações artísticas, danças e encenações realizadas pelos alunos.