O radialista, ex-vereador e treinador de futebol e atual secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Campos Altos, Sinval Alves Cordeiro, 70, foi homenageado no último domingo (26) em uma partida de futebol no estádio Municipal Quinzinho Nery que reuniu vários ex-alunos da Escolinha do Sinval.
A homenagem foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio do secretário, Marco Aurélio de Assis, que também foi aluno da escolinha. O evento também contou com a presença do prefeito de Campos Altos, Paulo Cezar de Almeida; do vice-prefeito, Vicente de Paulo Mateus (Vicente da Venda); do vereador que assumirá o posto de presidente da Câmara Municipal de Campos Altos em 2022, Adamilson Isaias de Jesus da Costa (Gordo do Camposaltinho); do ex-prefeito, Geraldo Barbosa Leão Júnior (Geraldinho Barbosa); do precursor de Sinval, Iroíto de Oliveira Filho (Guenê); e de outro que sempre auxiliou o trabalho de Cordeiro na escolinha, José Donizete Gonçalves (Zezinho do Dé).
De acordo com Marco Aurélio, a homenagem foi uma forma de demonstrar reconhecimento e gratidão pelo trabalho de anos realizado por Sinval.
Encontro
Segundo informações de Marco Aurélio, foi criado um grupo de WhatsApp e adicionados vários ex-alunos da Escolinha do Sinval. A partir disso, todos passaram a reviver a história de cada geração que passou pelo projeto por meio de postagens com lembranças e histórias contadas tanto por Sinval como pelos ex-alunos. Por meio do grupo também foi organizado o encontro. “Começamos a organizar com a criação dos uniformes que seriam utilizados no dia jogo e a convocação dos ex-atletas”, contou o secretário de Esportes.
No evento as autoridades fizeram o uso da palavra e parabenizaram o trabalho de Sinval Cordeiro no esporte. Houve também o tradicional “1 minuto de silêncio” em respeito aos falecidos que fizeram parte da escolinha além de uma homenagem a João Bolinha, que faleceu recentemente, e que também vestiu a camisa da Escolinha do Sinval. Em homenagem a João Bolinha, teve também a confecção de uma camisa personalizada com número 6 que ainda será entregue à familiares.
A partida reuniu mais de 40 ex-alunos e começou com o pontapé inicial feito pelo prefeito Paulo Almeida. O jogo foi uma verdadeira festa com grandes lances, gols, risadas e muita disputa entre os participantes que, mesmo fora de forma, queriam a todo custo vencer o jogo.
“O resultado foi um dia de encontros e homenagens ao Sinval que merece todo nosso carinho e reconhecimento pela dedicação, há tantos anos, com todos que ali estiveram. Hoje percebemos o quanto foi importante pois aprendemos a ser pessoas do bem, pais de família e grandes profissionais, pois o esporte tem o grande poder de transformação e sabemos bem que muitos foram salvos da criminalidade, drogas e outros riscos sociais pois tínhamos a opção de praticar esporte e nele conseguimos nos tornar pessoas melhores. Parabéns Sinval Cordeiro pelo brilhante trabalho realizado na Escolinha do Sinval. Nossa eterna Gratidão”, falou Marco Aurélio.
Escolinha do Sinval
O trabalho de Sinval Cordeiro perdurou por 40 anos e incentivou gerações não somente à prática do futebol como também a dedicação aos estudos. Assim dizia a frase criada por Sinval para associar à escolinha: Menino bom de bola, menino bom na escola. Lema que, segundo o ex-alunos, ficou eternizado.
A escolinha através de Cordeiro participou de vários campeonatos na região e em outros estados. Competiu em torneios internacionais e promoveu competições em Campos Altos com a participação de equipes profissionais como Cruzeiro, Guarani, Internacional, Atlético Mineiro, Flamengo e, até mesmo, de um time japonês. Assim proporcionou verdadeiras festas com muito esporte e lazer à população campos-altense no estádio Municipal Quinzinho Nery.
O trabalho revelou grandes atletas que chegaram a jogar no futebol profissional como é o caso de Lustroso, Geovaninho, Coelho, Lambão, Euler e outros. O ex-jogador Danilo, que passou por São Paulo e Corinthians e foi destaque em ambas às equipes, em sua infância jogou diversas vezes contra e a favor da Escolinha do Sinval. O ex-atleta profissional, inclusive, gravou um vídeo falando sobre sua passagem e parabenizou Sinval.
O jornalista e diretor da TV KZ, Marcelo The Back também foi aluno da escolinha e falou sobre suas lembranças do período que jogou e foi treinado por Sinval. “Lembro-me muito bem do dia que fui ao primeiro treino. Tinha entre 7 e 8 anos e já era torcedor do Fluminense, assim como Sinval. Eu tinha ganhado uma camisa do Palmeiras, que na época era uma máquina, mas mesmo gostando do tricolor carioca eu vestia a camisa mesmo assim. Contudo, como no primeiro treino eu não tinha chuteira fui jogar de botina. O Sinval como era um brincalhão, me apelidou de “but but”. Não gostei, rsrsrs. No segundo treino já fui de kichute, um misto de tênis e chuteira, mas depois ganhei uma chuteira de meu pai que recordo até a marca: Tropé, que não era conhecida, mas tinha a imagem do desenho animado do “Papa-léguas”. Aquilo me fazia pensar que eu seria mais rápido que os outros, que fantasia. Saudades de quando tinha um pênalti. O Sinval fazia quase todo mundo bater. Um dia eu chutei e a bola percorreu uns dois metros e parou. Ele me mandou chutar lobeira. Mas o que me marca até hoje, reflexo da importância do trabalho do Sinval, era a alegria que eu sentia ao chegar o sábado (dia do treino). Era algo diferente. Um sentimento inexplicável. Outra recordação, é que, raramente ocorria, mas quando a gente chegava no campo e não tinha treino, era como se alguém tivesse morrido. Terrível. Parabéns Sinval, você foi e é muito importante e seu trabalho permanece em nós até os dias de hoje”, contou Marcelo lembrando de sua passagem pela escolinha.
O secretário de Esportes contou ainda que pretende fazer um memorial na sede da Secretaria de Esportes com troféus, fotos e vídeos que vai contar a história da Escolinha do Sinval.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.