Campos Altos/MG
10h25 02 Julho 2022

‘Gotas de Poesia’; professor campos-altense lançará livro em evento neste domingo

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Arquivo pessoal
Júnior Gaia com seu livro “Gotas de Poesia”

O professor campos-altense da língua portuguesa e inglesa, Sebastião Alves Gaia Júnior, vai lançar neste domingo (3) seu primeiro livro publicado, “Gotas de Poesia”. Um livro que também conta com uma parte dedicada à literatura infantojuvenil. O lançamento ocorrerá no evento “Família na Praça” a partir das 9h na Praça Benedito Valadares, Centro de Campos Altos/MG.

Júnior nasceu em Campos Altos em 19 de agosto de 1963. É escritor e Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos. Estudou Letras pela FUOM, hoje UNIFOR de Formiga/MG e completou seus estudos na Uniaraxá. É pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa pela FAVENI. Atua como professor de Língua Portuguesa e Inglesa nas escolas da cidade.

De acordo com Júnior, despertou seu talento e gosto pela poesia na adolescência. “Eu sempre gostei de poesia, desde pequeno. Entre os 16 e 19 anos já escrevia poesias. E uma das pessoas que me incentivaram foi minha mãe, Celina Coelho Gaia (In Memorian). Ela sempre gostou de escrever. Inclusive fez uma poesia quando veio para Campos Altos lecionar na família Lemos, pois era professora rural.  Acho que herdei isso dela”, contou o professor, atualmente da Escola Municipal Joaquim Domingos do Bairro Camposaltinho.

À TV KZ, Júnior contou que publicou suas primeiras poesias no extinto jornal Esperança de Campos Altos. “O jornal Esperança de Campos Altos era do saudoso padre Marques. Depois que comecei, fui criando gosto. Sempre gostei da literatura, de poesia”.

O professor acredita que toda pessoa tem um talento. E incentiva aos que possuem a facilidade da escrita a perder a timidez. “Cada um tem um talento, um dom e às vezes as pessoas não querem escrever por vergonha. Escrever para mim não é: cada um deve contar a sua história, qualquer pessoa tem uma história para contar. Escrever nem que seja sua biografia”.

Durante a conversa, Júnior também deu detalhes sobre seu livro, “Gotas de Poesia”.  “Eu falo um pouco das coisas da nossa terra (Campos Altos). Até pela capa do livro, a contracapa nota-se coisas da cidade. Como Luiz Vaz de Camões escreveu os feitos de Portugal, cada cidade tem que ter aquele que registra as coisas da região. Mostrar um pouco do que a cidade tem de melhor. No meu livro tem um pouco de literatura infantojuvenil, poesias para crianças e jovens. E também conta com uma parte mais profunda”, concluiu Júnior.

O professor relatou que esse já escreveu outros livros, porém, ainda não foram publicados e pretende publicar mais a partir do “Gotas de Poesia”.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM