Menu
Busca segunda, 12 de abril de 2021
(37) 99964-0995
Farmamed novo
Campos Altos/MG

Irmãos campos-altenses investem na expansão da área de produção

08 abril 2021 - 08h37Por Juliana Fidelis - SISTEMA FAEMG, SENAR

Quase dobrar a área de produção de café. O objetivo dos irmãos Guilherme e Gilmar Lopes Rodrigues começou a ser planejado a partir das orientações recebidas no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Eles fazem parte do grupo de 27 produtores que são atendidos em Campos Altos há dois anos e já quadruplicaram a rentabilidade.

A propriedade foi destaque em rentabilidade nas duas últimas safras. “Quando iniciamos o trabalho, eles tinham uma lavoura de 2,5 hectares em produção e estavam formando uma nova cultivar em oito hectares, que se mostrou bastante produtiva e adaptada para as regiões mais quentes do município, que é de clima ameno”, comentou o técnico de campo Vinícius Teixeira Lemos. Ele explica que foi feito um manejo de cafeicultura sustentável, com roçada da braquiária próximo à planta, promovendo a proteção do solo e diminuindo a perda de água e a temperatura.

O técnico Vinícius Lemos com os irmãos Guilherme e Gilmar, em uma das visitas realizadas antes da pandemiaO técnico Vinícius Lemos com os irmãos Guilherme e Gilmar, em uma das visitas realizadas antes da pandemia - Foto: Vinicius Lemos

 

“Nós plantamos a nova cultivar ‘de olhos fechados’ e a assistência do programa contribuiu muito. O técnico também nos incentivou a colocar gesso e calcário e percebemos que realmente era necessário”, disseram os irmãos. O resultado foi a colheita de 74 sacas de café arara por hectare na primeira safra, nos quatro primeiros hectares com 2,5 anos, um recorde para a cafeicultura do Cerrado Mineiro.

Com ações na lavoura mais antiga, como podas escalonadas e o manejo integrado de praga, os irmãos também alcançaram boa produtividade, chegando a 58,5 sacas por hectare na última safra. Tudo isso fez com que eles quadruplicassem a rentabilidade da propriedade.

Manejo sustentável na cafeicultura, promovendo a proteção do solo, menor perda de água e de temperatura junto à mudaManejo sustentável na cafeicultura, promovendo a proteção do solo, menor perda de água e de temperatura junto à muda - Foto: Vinicius Lemos

 

Mais área plantada

Com o aumento dos lucros, Guilherme e Gilmar decidiram investir na expansão da produção. No início do ATeG, eles começaram a plantação em mais três hectares e a perspectiva é alcançar um total de 19,5 hectares de lavoura até o próximo ano, praticamente dobrando a área de produção.

“Nós vimos que o cultivar arara deu certo aqui na região, e o programa fez toda a diferença. Antes, a gente ficava muito envolvido só com a lavoura e, agora, atuamos também na gestão. Recebemos ajuda na hora de calcular os custos e só adquirimos o que realmente é essencial para a produção. Para nós, esta parceria é muito boa”, ressaltaram.

De acordo com o técnico, o manejo da nova cultivar pelos irmãos é modelo na região. “No ano passado, tivemos uma seca e a florada de outras lavouras não foi para frente, mas a deles sim. O trabalho que fazemos aqui está servindo de exemplo para outros produtores. Não há satisfação maior do que ajudar o produtor a aumentar a sua rentabilidade, encarando a sua propriedade como uma empresa rural”, destacou o técnico.

Os produtores de Campos Altos têm se destacado dentro do programa ATeG. “Os resultados dos dois primeiros anos da assistência comprovam que o trabalho tem colaborado para a evolução das lavouras de café dos produtores assistidos”, disse o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.

AÇAÍ SORVETE, PIZZARIA E CIA
AGROCAMPO

Leia Também

Campos Altos/MG
Paciente de Campos Altos/MG que testou positivo para Covid-19 morre em Araxá/MG
Formiga/MG
Coveiros enterravam caixões vazios em troca de propina, em Formiga/MG
São Gotardo/MG
PM de São Gotardo/MG apreende cerca de dois quilos de maconha em Guarda dos Ferreiros
Araxá/MG
Homem ameaça cunhado com arma, em Araxá/MG
Campos Altos/MG
Igreja celebra Terço da Misericórdia em frente ao Pronto Atendimento em Campos Altos/MG
Araxá/MG
Carreta tomba na MGC-146 próximo ao trevo com a BR-262, em Araxá/MG
São Gotardo/MG
Dois ficam feridos após colisão na MG-235, em São Gotardo/MG; motorista foi preso por embriaguez
Campos Altos/MG
Em Campos Altos/MG, homem é preso ao ameaçar a ex-companheira
Campos Altos/MG
Carro sai de pista próximo ao pedágio na BR-262 em Campos Altos/MG
Campos Altos/MG
Morre recém-nascida de Campos Altos/MG que seria transferida de helicóptero