Campos Altos/MG
11h37 06 Março 2024

Motociclistas do interior de São Paulo se encantam com obras do artista Dito Leandro em Campos Altos/MG

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Divulgação
Admiradores das obras de Dito Leandro em sua oficina

O artista campos-altense, Dito Leandro, conhecido por suas esculturas gigantes feitas de sucata recebeu, no sábado (24), a visita de um grupo de motociclistas de Ituverava, interior de São Paulo. O grupo, composto por quatro casais, se interessou pelo trabalho do artista após um integrante conhecer uma de suas obras.

"Fomos em quatro casais. Estive em Campos Altos/MG há alguns anos de passagem e vi uma obra dele na entrada da cidade que me chamou muito a atenção", relata um dos participantes da visita. "Quando o conhecemos, além de ser um talento único, descobrimos que ele é uma pessoa muito agradável, assim como sua esposa. Fomos muito bem recebidos por eles."

O grupo foi recebido na residência do artista, onde puderam apreciar obras menores e desfrutar de um delicioso café da tarde. Em seguida, visitaram a oficina de Dito Leandro, onde se impressionaram com as esculturas maiores.

Um artista talentoso e receptivo

O grupo de motociclistas de Ituverava ficou encantado com o trabalho de Dito Leandro e sua receptividade. "Ele é um artista muito talentoso e dedicado. As obras dele são impressionantes", relata um dos participantes da visita. "Além disso, ele é uma pessoa muito simpática e acolhedora. Nos sentimos muito bem recebidos em sua casa e oficina."

Dito Leandro: Reciclando com Arte

Dito Leandro, natural de Campos Altos, é conhecido por seu lema "Reciclando com Arte". Filho de Benedito Leandro e Diva Maria Leandro, é casado com Simone Tomé Leandro e pai de Luan e Renan.

Sua trajetória artística começou em 1981 com o aproveitamento da sucata da serralheria. Percebendo que o valor da sucata vendida era baixo, Dito Leandro começou a juntar o material e criar esculturas. Sua primeira grande obra, um homem em tamanho gigante, terminada após quase quatro anos de trabalho em 1984, está exposta na Rodovia Anhanguera, próximo a Ribeirão Preto/SP. A partir daí, o artista não parou mais de criar.

Em entrevista à TV KZ, Dito Leandro disse: "Graças a Deus, tudo que pego para fazer, eu faço! E faço com muito amor e dedicação ao máximo". Em seguida, agradeceu o dom dado por Deus.

Obras que marcam a cidade

Em Campos Altos, duas esculturas de Dito Leandro embelezam e marcam a cidade. No trevo de acesso à rodovia AMG-720, que liga Campos Altos à BR-262, encontra-se o "Trevo do Bule". O bule é uma obra que deu nome ao local. Já no trevo próximo ao Posto de Saúde da Família (PSF) Dr. Vitor Vieira dos Santos, no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Vila Bueno), está a escultura "Lian", um homem de chapéu com uma peneira que simboliza o trabalhador rural na colheita do café, principal cultura do município.

O bule é uma obra de arte marcante, tanto que deu nome ao lugar: "Trevo do Bule". Foto: Divulgação

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM