BR-262
09h51 02 Dezembro 2022

Projeto da ANTT para BR-262 prevê criação de mais pedágios e duplicação de apenas 44 quilômetros

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Marcelo The Back - TV KZ
Praça de pedágio da BR-262, em Campos Altos/MG

A audiência pública realizada na manhã dessa quinta-feira (1°) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi para esclarecer e colher sugestões do projeto de relicitação da BR-262 do trecho entre Uberaba/MG e Betim/MG, uma extensão total de 438,90 quilômetros, denominada Rota do Zebu, que atualmente é concedido para Triunfo Concebra, que em 2020 solicitou a devolução. O novo plano prevê criação de mais duas praças de pedágio e duplicação de apenas cerca de 44 quilômetros.

O contrato de concessão da rodovia foi assinado em 2014 e previa, entre outras melhorias, a duplicação de todo o trecho concedido da BR-262 no prazo de cinco anos. No entanto, a concessionária, Triunfo Concebra, não cumpriu o acordo assinado e, até hoje, duplicou apenas 17%, cerca de 65 quilômetros que fica entre Uberaba/MG e Campo Florido/MG.

Conforme levantamentos da TV KZ, a nova concessão a ANTT justificou que “foram realizados estudos da quantidade de tráfego e foram alocados investimentos onde se identificou a necessidade de ampliação da capacidade da rodovia”. Desta forma, deverá ser duplicado apenas cerca de 44 quilômetros em todo o trecho, que compreende Bom Despacho/MG a Nova Serrana/MG. No restante da rodovia, entre Uberaba e até a duplicação de Bom Despacho, serão distribuídos 127 quilômetros de uma faixa adicional (terceira faixa), além do trecho próximo de Betim que também ganhará uma nova faixa na pista dupla, 16 quilômetros. 

Novo projeto do trecho.

Ainda serão implantadas mais duas praças de pedágio, uma em Araxá/MG e outra em Nova Serrana/MG. Totalizando seis pedágios no trecho, quatro deles já existentes, sendo nos municípios de Perdizes/MG, Campos Altos/MG, Luz/MG e Florestal/MG. Com uma tarifa que poderá variar entre R$ 9,37 a R$ 11,30.

Serão construídas também 11 passarelas, uma área de descanso para os caminhoneiros, uma área de escape, além de outras obras.

Seguindo o cronograma, o prazo máximo para a nova concessionária assumir a BR-262 é no quarto trimestre de 2024. A ANTT afirmou que espera que este período seja menor para que a Triunfo permanece responsável pela rodovia até que a nova concessionária assuma o trecho, já que o aditivo firmado com a empresa, em 2022, prevê que a Concebra continue até, pelo menos, outubro de 2023. Caso o processo de relicitação ultrapasse esteve prazo, a BR-262 poderá ser devolvida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de forma provisória.

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