“Depois da Escola” é o nome do projeto desenvolvido pela professora Ana Paula Fagundes Botelho de Senna, da Escola Estadual Padre Clemente de Maleto, em Campos Altos/MG, na Olimpíada Empreendedora do SEBRAE MG, e que foi classificado entre os dez semifinalistas.
A Olimpíada foi desenvolvida com o lema “Que digital você quer deixar no mundo?”. O desafio foi um chamado àqueles que entendem a educação como um espaço de transformação e múltiplas possibilidades de criação do futuro.
Se a escola já discutia a maneira de aproveitar a tecnologia a seu favor, a pandemia do coronavírus escancarou, abruptamente, esta necessidade de buscar novas formas de estar, de aprender e de fazer. A demanda por habilidades e competências para tal desafio foi o que fez com que o SEBRAE desenvolvesse o projeto.
Professores de dezenas de cidades participaram e Campos Altos emplacou um projeto entre os semifinalistas. A professora Ana Paula comentou as dificuldades que enfrentou, mas salientou que os resultados no futuro é que importam. “Foram meses de curso. Um trabalho puxado, com muitas coisas com as quais não estávamos familiarizados, mas que deixaram uma bagagem importantíssima. Nos forneceu um conhecimento que ficará para sempre e que poderei compartilhar com colegas da educação”, disse.
Os primeiros módulos da olimpíada foram de conhecimento dos recursos tecnológicos e seu uso no dia a dia escolar. Em seguida os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e manusear as inúmeras ferramentas que podem auxiliá-los. A culminância se deu com a elaboração de um projeto que já seria colocado em prática no regime atual de aulas a distância.
O projeto "Depois da Escola"
A professora montou um time de alunos para participar. Eles se reuniram através de vídeo conferências para bolarem o que seria feito e delegarem as funções de cada um. Com a ideia montada, foram criadas páginas no Facebook e no Instagran para a participação da comunidade escolar.
De acordo com a apresentação na final, transmitida em uma live, “o ‘Depois da Escola’ criou uma plataforma no Instagran para continuidade e expansão daquilo que é ensinado nas aulas ditas normais. O projeto foi pensado para extrapolar as quatro paredes da sala de aula através de uma classe virtual onde os próprios colegas compartilham conhecimentos e professores voluntário dão sua contribuição. Com as aulas a distância, muitas dúvidas podem ser tiradas na plataforma e pode-se aprimorar o conhecimento para a realização de vestibulares e do Enem”.
Os alunos que se juntaram à professora Ana Paula para o desenvolvimento do projeto foram Emilly Mohini da Silva, Rayssa Stefane Bitencourt Simões, Marina Tavares de Oliveira, Olivia Garcia Leão, Tawani Camille Cândida Vieira, Hugo Eduardo Nunes da Costa e Kailainy Hendelly Aparecida da Silva. Eles participaram ao vivo do evento de apresentação dos projetos ao lado de outras dez equipes que chegaram à final. Foram os últimos a se apresentar e tiveram que enfrentar problemas na transmissão. Mas a ansiedade e o stress do problema técnico não impediram que a apresentação fosse muito elogiada por todos que acompanhavam no chat e pela banca julgadora.
Os alunos do “Depois da Escola” estão também ajudando na realização do Interclasse Virtual e na busca ativa por alunos que ficaram pelo caminho no Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP.
É proibido desistir
A professora e seus alunos deram um exemplo de como, mesmo num momento de tanta angústia e dúvidas na educação, tanto por parte de educadores quanto de estudantes, é possível se reinventar e buscar novos caminhos e soluções.