Descobrir o seu potencial e a importância de cuidar de si mesma. Esse foi um dos objetivos do treinamento de Saúde da Mulher em Campos Altos. “As mulheres precisam estar inteiras, se amarem e se cuidarem mais, e ter um olhar para dentro delas, encontrando o que têm de melhor”, explica a instrutora Solange Regina Pinto Almeida.
Com a participação de oito mulheres, o curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES ocorreu neste mês e abordou transtornos como depressão, bulimia e anorexia, autoestima, ciclo da violência doméstica, relacionamento e questões de saúde. A campanha Outubro Rosa também foi destaque, com orientações para prevenção ao câncer de mama. “Não é só cuidar de doença. Saúde é um bem-estar físico, espiritual e mental”, comenta Almeida.
“O curso levantou a autoestima das participantes. Todas gostaram muito das atividades”, Tatiana Aparecida de Oliveira, mobilizadora do Sindicato Rural de Campos Altos.
“Acrescentou muito para a minha vida, nas minhas atitudes e no convívio social. Vou cuidar mais de mim. Achei interessante ver a evolução da mulher e como foi o processo para chegar aos tempos atuais, em que temos mais liberdade, oportunidades e voz”, Maria Isabel de Assis Pires, participante do curso.
“Cuidar da saúde é primordial. Por isso, nossas ações de Promoção Social também englobam estas orientações de saúde e bem-estar para este público feminino, que hoje tem grande representatividade no setor rural”, Caio Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.