Ibiá/MG
10h19 10 Maio 2024

ASSISTA: Onça atropelada na MG-235, entre Campos Altos/MG, Ibiá/MG e Rio Paranaíba/MG, volta à natureza após recuperação

Por Priscila Pedroso e Marcelo The Back - TV KZ
Suziane Brugnara/PBH
Onça que foi resgatada e reabilitada para retornar à natureza.

Uma onça-parda (Puma concolor) que foi atropelada e resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Araxá/MG, por equipe do Pelotão Especializado em Ocorrências Ambientais e Resposta a Desastres (PEMAD) do Batalhão de Bombeiros de Uberaba/MG, com a presença de veterinários, em fevereiro deste ano, foi novamente introduzida na natureza. O processo de retorno ao habitat natural teve início na quinta-feira (2) em um trabalho conjunto entre técnicos do Zoológico de Belo Horizonte/MG, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Em 14 de fevereiro de 2024, a onça foi encontrada ferida e com dificuldade de locomoção às margens da MG-235, próximo ao limite entre os municípios de Campos Altos/MG, Ibiá/MG e Rio Paranaíba/MG, próximo à comunidade do Quilombo.

Devido à gravidade dos ferimentos, a onça precisou passar por uma cirurgia na pata esquerda traseira no Hospital Veterinário da Uniube (HVU) em Uberaba. Após a cirurgia, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) em Patos de Minas/MG e posteriormente transferido para o Zoológico de Belo Horizonte, onde permaneceu em reabilitação até 2 de maio.

Com a recuperação completa, a onça-parda foi devolvida ao seu habitat natural. A equipe responsável pelo retorno monitora a onça através de um rádio colar para garantir sua adaptação ao ambiente selvagem. 

Assista as imagens do animal que foi resgatado e reintroduzido na natureza (ative o som):

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM