Ibiá/MG
19h00 29 Abril 2024

Homem é preso pela PM MAmb com peixes irregulares e por pesca ilegal na MG-187, em Ibiá/MG

Por Priscila Pedroso e Marcelo The Back - TV KZ
Peixes que foram apreendidos durante a abordagem.

Um homem foi preso com peixes irregulares e por pesca ilegal na zona rural de Ibiá/MG, na tarde de quinta-feira (25). A ação foi realizada por uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) durante patrulhamento pela MG-187, rodovia que liga a cidade à BR-262.

De acordo com informações obtidas pela reportagem da TV KZ, ao perceber um veículo, Fiat Palio Fire Way, cor cinza, placas de Ibiá, parado na entrada de uma fazenda conhecida como rota de caçadores e pescadores, a equipe da PM MAmb retornou para averiguar. Ao se aproximar, os policiais avistaram molinetes com os passageiros do banco traseiro e, ao revistar o porta-malas do veículo, encontraram peixes nativos como mandi amarelo, piau-três-pintas e piabas. Alguns dos animais estavam com medidas abaixo das permitidas pela legislação ambiental.

A Portaria IEF nº 111/2003 estabelece que o tamanho mínimo para captura e transporte de mandi amarelo e piau-três-pintas é de 25 centímetros (cm). Os peixes apreendidos mediam entre 20 e 24 cm, configurando crime ambiental.

Um dos ocupantes do carro, um homem de 61 anos, assumiu a autoria do crime e confessou ter capturado os peixes no Rio Quebra-Anzol. Ele também informou não possuir licença para pesca amadora. O suspeito foi preso em flagrante.

Os apetrechos utilizados para capturar os peixes foram apreendidos, assim como os animais que foram encontrados e seriam descartados em local apropriado, já que pelo tempo de captura caso fossem doados para entidade sem fins lucrativos poderia colocar em risco a saúde das pessoas.

Os outros ocupantes do carro, sendo três homens de 62, 64 e 73 anos, foram qualificados no registro da polícia. Todos os envolvidos são de Ibiá.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM