Ibiá/MG
09h07 02 Agosto 2021
Atualizada em 02/08/2021 às 09h56

Rio Quebra-Anzol, onde é feita a captação de água de Ibiá/MG, escurece misteriosamente

SAAE e PM MAmb esclarecem dúvidas.
Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Você Repórter - TV KZ
Água do rio Quebra-Anzol apresenta coloração escura

O rio Quebra-Anzol, muito conhecido na região do Alto Paranaíba e que tem sua água aproveitada para captação e abastecimento do município de Ibiá/MG, ficou com a coloração mais escura nos últimos dias. O caso chamou a atenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Polícia Militar Ambiental (PM MAmb) da cidade.

O supervisor de operações do SAAE de Ibiá, Marcos Keller, disse à reportagem da TV KZ que o químico responsável pela Estação de Tratamento da Água (ETA), Sebastião Carvalho, tem acompanhado a qualidade com frequência e afirmou que - em análise – a água apresenta uma cor aparente, entretanto não houve alteração, no sabor, no odor e nem mesmo no PH, que mede a acidez ou alcalinidade, e está dentro dos parâmetros de potabilidade.

O escurecimento do rio começou na última semana e está na grande extensão do Quebra-Anzol. Segundo Marcos, que trabalha no SAAE há 15 anos, nunca tinha visto um fenômeno parecido no rio. A PM MAmb informou que o Instituo Estadual de Florestas (IEF) acredita que a coloração possa ter sido causada por algas de água doce. O químico da ETA supõe que seja por mudanças na temperatura e em razão de grande quantidade de matéria orgânica como folhas em decomposição.

A PM MAmb disse que os principais afluentes do Quebra-Anzol: São João da Argenita, Misericórdia e São João estão normais e que a equipe de militares está monitorando o rio desde sexta-feira (30) e permanecerá, assim como as análises da qualidade pelo SAAE.

Na manhã desta segunda-feira (2) o SAAE informou que notou um clareamento da água.

*Matéria atualizada às 12h22 para informar sobre a melhora na coloração da água.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM