Uma mulher trans, de 19 anos, foi atingida com canivete durante uma briga na Festa do Peão de Pratinha/MG, na madrugada de sábado (2) para domingo (3), no Parque de Exposições. Uma mulher, de 24 anos, e um adolescente foram detidos pela Polícia Militar (PM) após serem contidos pela equipe de segurança do evento.
Segundo a PM, o conflito começou com um atrito verbal, que evoluiu para agressões físicas. Os suspeitos teriam feito uso excessivo de bebida alcoólica. A mulher alegou para os militares que a mulher trans chegou com o canivete fazendo ameaças. Durante a confusão, ela teria conseguido tomar o canivete dela e, em meio à luta corporal, a mulher trans acabou sofrendo cortes na cabeça e no rosto.
Um segurança do evento também ficou ferido ao tentar conter a briga, sofrendo um corte na perna direita. Ele informou que não tem interesse em representar criminalmente contra os envolvidos.
Durante a prisão da mulher, um adolescente de 16 anos tentou impedir a ação das equipes de segurança e foi apreendido por perturbação do trabalho das equipes de segurança e da PM, sendo levado para registro da ocorrência, acompanhado por sua responsável legal.
Ainda de acordo com a PM, após contato com a Delegacia de Plantão em Araxá/MG, a mulher e o adolescente foram liberados após assinarem os termos de compromisso. O canivete que teria sido utilizado foi apreendido para as devidas providências.
A reportagem da TV KZ foi procurada pela mulher trans, que apresentou sua versão sobre o ocorrido. Segundo ela, a confusão começou com uma discussão entre a autora da agressão e uma comadre sua. “Tudo começou com uma discussão entre ela e uma comadre minha. Eu fui separar a briga, chamei minha comadre para perto de mim, e foi aí que ela me atacou com as unhas no pescoço e me agrediu com palavras”, relatou.
Ela afirmou ainda que procurou os policiais que estavam no local. “Fui até os policiais e expliquei o que estava acontecendo, que ela estava embriagada, ameaçando a mim e à minha comadre. Eles conversaram comigo, disseram que iam tirá-la da festa, mas não tiraram”, disse.
Conforme seu relato, os seguranças do evento presenciaram o momento em que a mulher começou a fazer ameaças com um canivete e tentaram retirá-la da festa. “Os seguranças viram ela me ameaçando com o canivete e foram tirar ela da festa.”
A mulher trans afirmou que, pouco depois, foi surpreendida. “Foi quando virei as costas para conversar com uns amigos. Ela veio por trás e me deu a primeira canivetada na cabeça. Lutei corporalmente com ela para me defender, sem nada cortante, e mesmo assim ela continuou me ferindo no rosto, no pescoço e na cabeça.”
Ela relatou possuir vídeos e fotos dos ferimentos, além dos pontos recebidos após o atendimento médico. A TV KZ permanece à disposição de todos os envolvidos para eventuais esclarecimentos.