Pratinha/MG
15h36 02 Janeiro 2024

Tamanduá-bandeira ferido é resgatado pela PM MAmb, entre Pratinha/MG e Medeiros/MG; veja o vídeo

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Tamanduá que resgatado.

Um tamanduá-bandeira foi resgatado pela Polícia de Meio Ambiente (PM MAmb) de Ibiá/MG na manhã desta terça-feira (2) na LMG-827, estrada que liga Pratinha/MG a Medeiros/MG. O animal estava ferido. A polícia acredita que ele tenha sido atropelado. 

Segundo apurado pela redação da TV KZ, o tamanduá seria levado para a Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Os veterinários da FAZU estão de plantão aguardando a chegada do animal.

Veja o vídeo do tamanduá resgatado pelos militares:

Tamanduá-bandeira 

De acordo com o Brasil Escola, o "Myrmecophaga tridactyla é uma espécie de mamífero registrada em 1758, por Lineu, encontrada na América do Sul e em uma porção da América Central, em áreas de cerrado e florestas úmidas. Com pelagem cinza acastanhada, com tons brancos e pretos, apresenta focinho alongado e fino, e os dentes são ausentes. A cauda é bem característica e, por se assemelhar a uma bandeira, permitiu com que esse animal fosse chamado, popularmente, de tamanduá-bandeira. 

É a maior espécie do Gênero Myrmecophaga: pode medir, entre a cabeça e início da cauda, aproximadamente um metro de comprimento; 60 centímetros de altura; 90 centímetros de cauda; e atingir 40 kg de massa corporal. 

Suas grandes garras dianteiras auxiliam na defesa contra predadores e na destruição de cupinzeiros e formigueiros, a fim de se alimentar dos indivíduos que ali habitam. Para tal, utiliza sua língua longa e também pegajosa, graças à presença de glândulas salivares bem desenvolvidas. Esta é capaz de projetar-se 60 centímetros fora da boca e recolher esses pequenos invertebrados. Graças ao olfato apurado, essa missão não se torna tão complicada. 

Não há dimorfismo sexual entre macho e fêmea. Esta, a cada gestação, que dura aproximadamente 190 dias, dá origem a um único filhote. Ele acompanha a mãe, em seu dorso, por aproximadamente nove meses, até adquirir capacidade de sobreviver sem a sua ajuda. Machos atingem maturidade sexual com aproximadamente dois anos de vida; fêmeas, com aproximadamente um ano e meio. A expectativa média de vida desses animais é de quinze anos. É um animal solitário, de hábitos crepusculares, formando pares somente em épocas reprodutivas e durante os primeiros meses de vida do filhote. 

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), essa espécie se encontra quase ameaçada de extinção. A destruição de habitats para dar lugar a pastagens e monoculturas, incêndios, caça ilegal e atropelamentos rodoviários são as principais causas desse fenômeno. 

Curiosidade: Quando dorme, o tamanduá-bandeira se cobre com sua cauda, auxiliando na camuflagem e na conservação de sua temperatura corporal." 

Veja mais sobre "Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)" em Brasil Escola.

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.

VEJA TAMBÉM