Santa Rosa da Serra/MG
15h40 25 Março 2022

“Dia histórico para Santa Rosa da Serra”, diz prefeito sobre chegada de mais quatro estações de tratamento de esgoto 

Por Marcelo The Back - Jornalista - MTB: 0020754/MG
Marcelo The Back - TV KZ
Carretas com ETEs em Santa Rosa da Serra/MG

A cidade de Santa Rosa da Serra/MG recebeu nessa quinta-feira (24) quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), sendo estações compactas. As ETEs chegaram por volta das 8h, transportadas por quatro carretas e foram apresentadas à população do distrito de Campo Alegre.  

Em Campo Alegre, os alunos da escola municipal Coronel Sebastião Fonte Boa estiveram, acompanhados de seus professores, na praça São Sebastião. Eles ouviram explicações sobre o destino dos materiais, a razão da implantação e entenderam a importância do tratamento do esgoto. O prefeito José Humberto usou a palavra e conversou com os alunos. 

Depois de passarem pelo distrito, os veículos seguiram escoltados pela Polícia Militar (PM) até Santa Rosa da Serra. Alunos da escola Santa Rosa também acompanharam a passagem das carretas com as ETEs pela avenida Brasil. A partir daí, os veículos passaram por algumas ruas da cidade e retornaram à avenida Brasil onde os módulos ficaram expostos para toda população. 

De acordo com o prefeito José Humberto, uma das ETE vai tratar o esgoto das vertentes do córrego Monjolinho no Centro da cidade como o Conjunto Rangel e Baixada de Areia. Uma outra estação será instalada ao lado do galpão de máquinas que atenderá parte da avenida Brasil, com a vila, rua Águas Claras e conjunto Novo Horizonte. Mais duas estações serão implantadas em Campo Alegre, na vertente do córrego do Dirico e vertente do Lúcio e vão tratar o esgoto de parte de Campo Alegre e Patrimônio. 

“É um dia histórico para Santa Rosa da Serra”, destacou Zé Humberto. O prefeito explicou que foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões e que os recursos vieram do acordo judicial firmado pelo Governo do Estado com a Vale para reparação de danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, de um recurso próprio e o restante por meio de um financiamento pela Prefeitura, aprovado pela Câmara Municipal. Zé Humberto disse que, com o investimento atual, o município terá 70% do esgoto tratado e que espera chegar ao final de seu mandato com 100%. 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Farnese Silva Filho, disse à TV KZ que a previsão para o início funcionamento das ETEs é de 30 a 60 dias. Veja abaixo a matéria com entrevista do prefeito:

*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.

*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI. 

VEJA TAMBÉM