A Prefeitura de Santa Rosa da Serra, em parceria com o setor de obras e a Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (22) a um mutirão de limpeza em toda a cidade. A ação tem como objetivo combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, muitas notificações com suspeita de dengue estão aguardando exames. No entanto, foram divulgados na segunda-feira (20) números que indicam cinco casos suspeitos, um confirmado e um descartado.
Diante disso, a Prefeitura reforça a importância da colaboração de todos os moradores para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Para isso, é necessário que a população mantenha seus quintais limpos e evite o acúmulo de água parada em recipientes como garrafas, pneus e vasos de plantas.
O prefeito de Santa Rosa da Serra, José Humberto Ribeiro, foi procurado pela TV KZ e ressaltou a importância de tomar medidas preventivas contra a dengue, já que a cidade está em alerta para a doença. Ele destacou que a região tem um dos melhores números de casos de dengue, mas que é preciso continuar atento e cuidadoso para manter esse resultado. Zé Humberto enfatizou que é fundamental que cada cidadão faça a sua parte na prevenção, verificando se a caixa d'água está com a tampa, removendo o lixo do quintal e identificando possíveis criadouros do mosquito transmissor. Ele enfatizou que, se todos colaborarem, a cidade conseguirá evitar a propagação da doença.
— É importante salientar que tivemos um período longo sem registrar casos de dengue. Temos um dos melhores números da região e agora estamos em alerta e precisamos ter cuidado. Verificar se a caixa d’água está sem tampa, remover o lixo no quintal e identificar se não há algo que possa manter água parada, que é o criadouro do mosquito transmissor. Se cada um fazer a sua parte, não vamos dar espaço para a doença — comentou o prefeito.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Renan Antunes Ferreira, um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelo mosquito. Ele também pede para que a população contribua através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada e destacou a importância da união de todos na luta contra o Aedes Aegypti. “Agradecer a todos que se comprometeram com esta ação, bem como os moradores das residências visitadas, as equipes da Saúde estão exercendo seu trabalho, no entanto, sem a conscientização e ajuda da comunidade, ficará difícil erradicar o problema”, concluiu Renan Ferreira.
Sué Marciano, coordenadora da Vigilância em Saúde, disse que este trabalho em conjunto é imprescindível para a prevenção de todas as doenças que o Aedes Aegypti pode transmitir, e faz uma alerta se acaso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações, deve procurar a Unidade de Saúde para avaliação e acompanhamento médico.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.
Os animais foram furtados de propriedades rurais localizadas em Araxá e Perdizes.
A operação conjunta de policiais militares de Araxá/MG e Ibiá/MG resultou na captura do indivíduo.