Uberlândia/MG
12h37 14 Julho 2020
Atualizada em 14/07/2020 às 12h47

Idosa de 98 anos recebe alta após ser curada da Covid-19 em Uberlândia/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Santa Genoveva Complexo Hospitalar - Divulgação
A idosa estava internada na UTI

Carmélia Maria Calegari, de 98 anos, recebeu alta na semana passada após ficar 24 dias internada com Covid-19, em Uberlândia/MG. A idosa é considerada curada do novo coronavírus. 

Carmélia deu entrada no Santa Genoveva Complexo Hospitalar no dia 13 de junho com falta de ar e saturação baixa. Ela foi o único caso da família que testou positivo. 

Por conta da idade, quase um século de vida, dona Carmélia ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Segundo o médico geriatra responsável por acompanhar a paciente, Tiago Ferolla, a evolução de dona Carmélia surpreendeu toda a equipe. “Normalmente, a Covid-19, nos idosos, tem tendência de ser mais grave e com acometimento pulmonar maior. Isso acaba gerando mais tempo em UTIs. Aqui no Santa Genoveva, os idosos são a maior parte dos casos de internação, tanto em UTI, quanto na enfermaria’, disse. 

Tiago Ferolla salienta que os primeiros 30 dias pós alta hospitalar necessitam de acompanhamento rigoroso. Os idosos, são os que têm risco de complicações até mesmo após a alta hospitalar. As complicações infecciosas podem vir a acometer um pulmão que já ficou muito tempo inflamado pela infecção da Covid-19″, finaliza o geriatra. 

VEJA TAMBÉM