O clima favorável à colheita tem sido um fator crucial para o sucesso da safra de soja 2024/25, tanto no Brasil quanto na Argentina. As condições climáticas também beneficiaram o cultivo da safra 2025/26 nos Estados Unidos, segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Essa situação positiva para a agricultura estadunidense pressionou os prêmios de exportação da oleaginosa, impactando os mercados nos portos e em negociação no mercado spot na última semana.
Conforme informações dos pesquisadores do Cepea, outra variável que tem afetado os preços são os vencimentos de custeio previstos para o final de abril, que têm gerado um aumento no número de vendas e, consequentemente, reduzido as cotações.
No entanto, muitos produtores ainda aguardam uma valorização nos preços nos meses seguintes, indicando uma preferência por contratos a termo.
A colheita continua a avançar tanto no Brasil quanto na Argentina. Dados da Conab mostram que, até o dia 26 de abril, 94,8% da área de soja no território nacional foi colhida, superando os 90,5% do mesmo período do ano anterior.