Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (22) durante uma operação no município de Ibiá/MG. A ação faz parte das investigações sobre um homicídio ocorrido no bairro Dona Maroca, no dia 7 de junho de 2025, e contou com a participação de policiais civis de Campos Altos, que apoiaram a equipe de Ibiá no cumprimento dos mandados.
Como a TV KZ já havia divulgado no dia seguinte ao crime, a vítima foi morta por disparos de arma de fogo e foi identificada como Rian Lopes do Nascimento.
A operação foi desencadeada após a Justiça autorizar três mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais civis localizaram na casa de um dos investigados três espingardas — calibres .12, .357 e .22 — além de 12 munições calibre .12, 7 munições calibre .357 e um celular.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, as armas foram furtadas recentemente na zona rural de Ibiá. O suspeito foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito e também teve cumprido o mandado de prisão temporária que já havia sido expedido contra ele. Ele foi encaminhado ao presídio de Araxá/MG.
A investigação apontou que o crime teria sido cometido por um grupo criminoso, e havia ameaça de retaliação por parte de um grupo rival, o que levou à atuação da Polícia Civil para evitar novos confrontos.
A operação foi realizada por seis policiais civis das delegacias de Campos Altos e Ibiá. Até o momento, cinco pessoas foram ouvidas no inquérito, que ainda está em andamento.
A Polícia Civil segue em diligências para localizar os outros dois suspeitos que também possuem mandado de prisão em aberto, acusados de envolvimento no homicídio.