O Dia das Mães deste ano deve registrar um gasto médio de R$ 298,20 para presentes nos pequenos negócios, conforme estima o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – São Paulo (Sebrae-SP). Esse valor representa um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior, já descontada a inflação.
Segundo o levantamento, 47% dos consumidores planejam comprar cosméticos, 41% produtos de vestuário, 35% chocolates, 35% flores e 27% bijuterias e acessórios.
A pesquisa indica que a maioria dos consumidores, ou seja, 59%, tem a intenção de gastar mais neste Dia das Mães em comparação a 2024. Apenas 24% pretende manter os gastos nos mesmos níveis do ano passado, enquanto 16% afirmam que gastarão menos. Um percentual de 1% declarou não ter feito compras para a data em 2024.
A coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, Carolina Fabris Ferreira, destacou a boa notícia para os pequenos negócios, mencionando que o aumento no gasto e a disposição dos consumidores em investir mais é um sinal de recuperação econômica, mesmo com a pressão inflacionária sobre o poder de compra.
A pesquisa foi realizada a partir de dois levantamentos: um com consumidores, feito por e-mail pelo Instituto Consulting do Brasil, e outro com empreendedores, realizado por telefone pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).