O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira, 30, que a sua gestão tem convicção de que a agenda de inovação colabora com o processo de estabilidade financeira. Ele falou na abertura do LIFT Day 2025, no primeiro dia do período de silêncio para os membros do Comitê de Política Monetária (Copom).
"Essa é uma gestão do Banco Central que tem convicção que a inovação colabora com o processo de estabilidade financeira, o tema de inovação e competitividade está no DNA do Banco Central, e vai seguir com o apoio de vocês", disse Galípolo, no evento organizado pelo BC e pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
O banqueiro central afirmou que a agenda de inovação tem o poder de superar "oposições binárias" entre desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e o mandato do BC, de estabilidade monetária e financeira. Elogiou, ainda, a agenda de inovação e a capacidade da equipe do BC, além de ter agradecido aos parceiros da iniciativa privada e academia.
Segundo Galípolo, as transformações observadas nos últimos anos no mercado financeiro brasileiro, devido às inovações recentes, são tamanhas que o BC não tem capacidade de atender à demanda de outros bancos centrais que desejam visitar o País.