Economia
12h50 12 Junho 2025
Atualizada em 12/06/2025 às 12h50

IBGE aponta que varejo está 9,9% acima do período pré-pandemia

Por Daniela Amorim Fonte: Estadão Conteúdo

O volume de vendas do varejo chegou a abril em patamar 9,9% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado - que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas operam 5,6% acima do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, material de construção e combustíveis estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 38,4% acima do pré-crise sanitária; supermercados, 12,4% acima; veículos, 12,1% acima; material de construção, 9,8% acima; e combustíveis e lubrificantes, 7,1% acima.

Os outros artigos de uso pessoal e doméstico estão 1,9% abaixo do nível de fevereiro de 2020; móveis e eletrodomésticos, 4,1% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 10,7% aquém; tecidos, vestuário e calçados, 16,2% abaixo; e livros e papelaria, 42,3% abaixo.

VEJA TAMBÉM