Política
14h40 28 Maio 2025
Atualizada em 28/05/2025 às 14h40

Lula: Para atender pobres, presidente não pode 'governar com a cabeça'

Por Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi Fonte: Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 28, que as obras da transposição do Rio São Francisco são a "redenção de um povo". O presidente disse ainda que, para governar o Brasil, é preciso ter "coração" e não atender a pedidos de técnicos que alegam as construções não possuem perspectiva econômica.

"Eu acredito que ela é a redenção de um povo, e é por isso que eu venho aqui quantas vezes for necessário. A cada metro de canal que for feito, pode me chamar que eu venho. A primeira alegria de quando eu vi a primeira água de Cabrobró entrar no canal do São Francisco, é a mesma que eu vou ter quando eu anunciar o fim da transposição", disse Lula.

Segundo Lula, para atender aos mais pobres, o presidente não pode "governar com a cabeça". Segundo ele, técnicos aconselham o chefe do Executivo a não fazer obras do tipo no Nordeste por acharem que a transposição do Rio não tem viabilidade econômica.

"Para cuidar da mais pobre do Brasil, você não governa com a cabeça. Ou você tem coração, ou você tem sentimento ou você não governa. Quando você pensa em fazer uma obra dessa, os famosos técnicos começam a dizer para o presidente 'Não, presidente. Isso não tem perspectiva econômica. Isso não tem viabilidade econômica'", disse Lula

Lula participou de uma cerimônia de assinatura de uma ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento de água de uma estação da transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (PE).

Ainda nesta tarde, Lula vai participar da entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi em Cachoeira dos Índios (PB). A obra também pertence ao programa de transposição do São Francisco. Antes, o presidente vai sobrevoar de helicóptero instalações em construção na cidade de Ipaumirim (CE).

VEJA TAMBÉM