Bicampeã olímpica do biatlo, a alemã Laura Dahlmeier morreu em um acidente de escalada no Paquistão. O óbito foi confirmado nesta quarta-feira por autoridades locais. Um grupo de alpinistas vai fazer uma operação para resgatar o corpo da ex-atleta de 31 anos.
Inicialmente, os alpinistas estavam escalados para socorrer Laura. Ela sofreu um acidente ao tentar escalar o pico Laila, na cordilheira Karakoram, em uma altitude de cerca de 5.700 metros, na segunda-feira, quando pedras rolaram pela montanha e atingiram a dona de duas medalhas olímpicas. Na terça, ainda havia esperança de resgatá-la com vida.
Mas, nesta quarta, Faizullah Faraq, porta-voz do governo regional de Gilgit-Baltistan, confirmou a morte. Seu corpo será levado para a cidade de Skardu quando for recuperado pelas equipes de resgate, disse Faraq.
Helicópteros militares estavam de prontidão para ajudar, mas não puderam ser enviados devido ao mau tempo, afirmou o porta-voz. Alpinistas, dois deles americanos, tentaram a mesma escalada feita por Dahlmeier para tentar se juntar à operação de resgate, informou Faraq.
As autoridades lançaram a missão de resgate na segunda-feira após receberem um sinal de socorro da parceira de escalada de Dahlmeier, Marina Eva, que conseguiu descer ao acampamento base com a ajuda dos socorristas na terça-feira.
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, ofereceu suas condolências aos pais de Dahlmeier e afirmou que ela "era uma esportista excepcional". Ele lembrou que lhe concedeu a mais alta honraria do esporte alemão, a Folha de Louro de Prata, logo após ela ganhar sua primeira medalha de ouro olímpica em 2018.
"Laura Dahlmeier era uma embaixadora do nosso país no mundo, um modelo de coexistência pacífica, alegre e justa além das fronteiras", disse ele.
Dahlmeier conquistou sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze no Campeonato Mundial de Biatlo, que reúne as provas de esqui cross country e tiro esportivo. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, ela medalhas de ouro nas provas de sprint e perseguição em Pyeongchang-2018 e a medalha de bronze na competição individual.