Geral Esporte
14h10 19 Junho 2025
Atualizada em 19/06/2025 às 14h10

Brasil se despede no individual no Mundial de Judô com derrotas de Bia Souza e Buzacarini

O Brasil encerrou nesta quinta-feira sua participação nas disputas individuais do Campeonato Mundial Sênior de Judô, em Budapeste. No último dia da fase de categorias, Beatriz Souza (acima dos 78kg) e Rafael Buzacarini (acima dos 100kg) representaram o País, mas acabaram eliminados nas rodadas preliminares e não avançaram às disputas por medalhas.

Bia foi a primeira brasileira a entrar no tatame e estreou com vitória sobre a angolana Crislayn Rodrigues, com um waza-ari no golden score. No entanto, na luta seguinte, pelas oitavas de final, foi derrotada pela croata Helena Vukovic após um duelo travado que terminou com a campeã olímpica penalizada três vezes, o limite permitido. A eliminação veio após ambas receberem punições por evitar pegadas, e Bia, com uma punição a mais, acabou fora.

Apesar do revés, Bia Souza soma três medalhas em Campeonatos Mundiais: prata em 2022 e bronzes em 2021 e 2023. Ela ainda volta a competir nesta sexta-feira (20), quando o Brasil entra em ação na disputa por equipes mistas.

No masculino, Rafael Buzacarini fez sua estreia em Mundiais na categoria peso-pesado (acima dos 100kg), após anos lutando no meio-pesado (até 100kg). O adversário foi o experiente russo Tamerlan Bashaev, bronze nos Jogos de Tóquio e no último Mundial. O combate foi equilibrado, com um waza-ari para cada lado no tempo normal, mas no golden score, o brasileiro foi projetado e levou um novo waza-ari, sendo eliminado.

Assim como Bia, Buzacarini volta a competir na sexta-feira com o time do Brasil na disputa por equipes mistas, formato que encerra o Mundial em Budapeste. A equipe brasileira estreia contra o Casaquistão nas oitavas de final e, em caso de vitória, enfrentará Alemanha ou Azerbaijão nas quartas.

Além dos dois, outros judocas brasileiros já participaram do torneio individual: Shirlen Nascimento, Jéssica Lima, Rafaela Silva, Nauana Silva e Karol Gimenes, no feminino, e Daniel Cargnin, Vinicius Ardina, Rafael Macedo, Marcelo Fronckowiak e Leonardo Gonçalves, no masculino. O bloco preliminar da competição por equipes começa às 5h (de Brasília), com as finais programadas para as 13h.

VEJA TAMBÉM

Economia Mundial
Colômbia anuncia adesão ao Banco do Brics
19h00 19 Junho 2025